Home » Notícias » 1ª Cavalgada de Santo Antonio é realizada em Iperó

1ª Cavalgada de Santo Antonio é realizada em Iperó

1ª Cavalgada de Santo Antonio é realizada em Iperó

Cerca de 300 pessoas participaram da 1ª Cavalgada de Santo Antonio, realizada no último domingo (10), que reuniu 248 cavaleiros e 26 charretes, de acordo com a “Comitiva Chora me liga”, organizadora do evento. Entre os participantes estiveram representantes de Iperó, Boituva, Capela do Alto, Sorocaba e Araçoiaba da Serra.

A iniciativa da Cavalgada de Santo Antonio surgiu após o pedido feito por comitivas para a realização do evento em homenagem ao padroeiro. A partir da primeira edição realizada neste ano, a Cavalgada acontecerá anualmente, sempre no segundo domingo de junho, integrando o calendário oficial de eventos de Iperó.

No sábado (9), antecedendo a Cavalgada, o cantor Diego Henrique se apresentou na antiga Oficina de Soldagem de Trilhos, onde os cavaleiros se concentraram para o evento. A Cavalgada teve o apoio da Prefeitura de Iperó, por meio da Secretaria de Meio Rural, Ambiente e Turismo (SERAT), Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Trânsito e Departamento de Cultura, além do patrocínio de estabelecimentos comerciais da cidade.

Os cavaleiros saíram da antiga Oficina (área ao lado do balonismo) e percorreram as avenidas José Marques Penteado, Paulo Antunes Moreira e Emílio Guazzelli, rua Sizino Dias, avenidas do Estado e Brasil. Cerca de oito quilômetros de percurso e retorno à antiga Oficina, onde foi oferecido almoço para os cavaleiros e realizado um show com “Os Tchês”. Os participantes também receberam uma caneca comemorativa.

Alan Rodrigues Andrade, o Alan “Botinha”, presidente da “Comitiva Chora me liga”, destacou a parceria com a Prefeitura de Iperó e o objetivo da cavalgada em homenagem ao padroeiro, que também visa resgatar a tradição ligada ao tropeirismo e preservar esse aspecto cultural da cidade. “Agradeço ao comércio de Iperó e aos amigos que não mediram esforços para fazer o evento. Foi um sucesso. Agradeço também toda a equipe da ‘Comitiva Chora me liga’ e todas as equipes da Prefeitura que se dedicaram. E obrigado aos participantes dessa primeira edição. Que Deus abençoe a todos”, disse.

“A Cavalgada de Santo Antonio foi inserida no calendário a partir deste ano justamente para manter viva essa tradição dos desfiles de cavaleiros na cidade e preservar a nossa cultura local e regional. Tivemos um bom número de participantes e a expectativa é que aumente nas próximas edições. Além disso, em junho comemoramos o dia do nosso padroeiro e ao longo do mês são realizadas diversas festividades. Com isso, a Cavalgada vem reforçar essas homenagens a Santo Antonio”, comentou o prefeito.