Home » Destaque » Acesso José Sartorelli receberá nova iluminação

Acesso José Sartorelli receberá nova iluminação

Acesso José Sartorelli receberá nova iluminação

A Prefeitura de Iperó iniciou nesta segunda (13) as ações para a instalação do novo sistema de iluminação no Acesso José Sartorelli, no trecho entre a ponte sobre o rio Sorocaba e a passagem de nível nas proximidades do Complexo Esportivo da Escola Municipal “Dona Elisa Moreira dos Santos”.

Toda a demarcação dos novos pontos de iluminação já foi feita. A empresa responsável pela obra é a Stya Comercial, Consultoria e Projetos Ltda e o valor do investimento é de R$ 320,4 mil. O prazo para a conclusão da obra é de 30 dias.

Entre as melhorias que serão executadas estão a implantação da rede subterrânea de iluminação pública, instalação de luminárias de LED de alta eficiência e sistema de telegestão sem fio com comando à distância. A partir da implantação desse novo sistema, será possível resolver o problema da iluminação na via, o que garantirá mais segurança aos motoristas e pedestres que passam diariamente pelo local.

O sistema de telegestão é uma inovação, cujo projeto piloto será o de Iperó. A telegestão possibilitará identificar cada ponto de iluminação e receber instantaneamente as informações sobre desempenho e falhas, como por exemplo os casos de lâmpadas queimadas, o que facilitará a manutenção da rede. “Iperó terá a primeira rodovia com iluminação telegestionada do Brasil”, comentou Daivo Queiroz, da empresa Stya.

Ao todo serão 68 novos postes, com seis metros de altura e braço de iluminação de dois metros, que substituirão os postes atuais de 12 metros de altura. Os novos postes são fabricados em fibra de vidro e absorvem mais facilmente os impactos, o que traz mais segurança em caso de colisões. A nova iluminação será feita de forma intercalada entre os dois lados da via, para melhorar a visibilidade e evitar cortes das árvores, que receberão apenas podas em alguns trechos.

“Esse era um pedido antigo dos moradores da região e dos usuários da via. O sistema atual já bastante desgastado está em funcionamento há mais de 25 anos. Com o apoio da Câmara Municipal, essa é a primeira fase da iluminação pública utilizando LED na cidade. O nosso planejamento é instalar em outros pontos também, substituindo gradativamente as lâmpadas utilizadas atualmente. O investimento para a troca da iluminação só foi possível graças à nossa gestão de recursos públicos e diversos convênios que firmamos nos últimos meses, o que nos permitiu economizar para a execução do serviço”, ressaltou o prefeito.