Home » Destaque » ACISO atende centenas de pessoas em George Oetterer

ACISO atende centenas de pessoas em George Oetterer

ACISO atende centenas de pessoas em George Oetterer

Na última sexta (10), a ação cívico-social (ACISO) da Marinha do Brasil atendeu centenas de moradores do bairro George Oetterer. A ACISO foi realizada pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e pelo Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de ARAMAR (BDNBQRA) e contou com a parceria da Prefeitura de Iperó. Mais de 120 pessoas, entre integrantes da Marinha, servidores da Prefeitura e parceiros estiveram envolvidos na ação ao longo do dia.

Os militares realizaram consultas médicas, avaliações odontológicas, conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti e palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. Numa tenda montada na Praça São Jorge foram oferecidos cortes de cabelo à população e informações sobre o ingresso na Marinha. Também foi feita a manutenção do Centro de Educação Infantil “Almirante Schieck”, com serviços de pintura, poda de árvores e corte de grama.

Cristiano Cipriano Souza, comandante do BDNBQRA, explicou que o objetivo da ação foi estreitar os laços com a população local. “É a oportunidade que a Marinha tem para apoiar a comunidade e as pessoas. George Oetterer é um dos locais que apresentam mais necessidades no município e houve o entendimento para a realização da ação no bairro”, disse.

Paulino Antonio de Paula Junior, vice-diretor do CTMSP, disse que foi uma grande honra e alegria realizar a ACISO em Iperó. “Temos aqui o Centro Experimental Aramar, e nada mais justo que, no mês de aniversário da cidade, façamos essa ação retribuindo o carinho que recebemos de toda a população no dia-a-dia. É uma satisfação enorme ver a participação grande das crianças também. Foram diversas frentes de trabalho voltadas ao bem-estar da comunidade local, com a parceria importante da Prefeitura de Iperó”, comentou.

Para o prefeito, a realização da ACISO estreitou os laços entre a Marinha, a Prefeitura e a comunidade. “Essa ação realizada de forma conjunta foi muito importante e a escolha de George Oetterer se deu pelas necessidades do bairro. A população ficou satisfeita e os resultados alcançados mostraram o sucesso dessa primeira edição da ACISO em Iperó. Faremos todo o possível para que essa iniciativa ocorra anualmente no município”, destacou.

Foram realizadas 548 visitas com orientações sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, sendo 347 casas efetivamente trabalhadas. Na Praça São Jorge foram feitos 84 cortes de cabelo, 27 escovas e chapinhas. Na Escola Municipal “Prof. Zilma Thibes Mello” foram distribuídos 248 kits odontológicos nas palestras sobre higiene bucal, onde 165 alunos passaram por inspeção bucal. Outros 114 alunos da escola participaram das palestras sobre gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. No Centro de Educação Infantil “Almirante Schieck” foram distribuídos 98 kits odontológicos nas oficinas odontológicas e 45 alunos passaram por inspeção bucal. Já na unidade de saúde do bairro, os militares realizaram 21 atendimentos odontológicos e 16 consultas médicas. Ainda na unidade de saúde, 75 moradores participaram das palestras sobre arboviroses.

A ACISO foi encerrada com a cerimônia de arriamento da bandeira nacional no fim da tarde, com a participação dos integrantes da Marinha, servidores municipais e moradores do bairro.