Home » Notícias » Ações de combate ao abuso e à exploração sexual são desenvolvidas nas escolas

Ações de combate ao abuso e à exploração sexual são desenvolvidas nas escolas

Ações de combate ao abuso e à exploração sexual são desenvolvidas nas escolas

Em atenção ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que aconteceu no último dia 18, as secretarias municipais de Educação, Cultura e Esportes (SECE) e de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) se mobilizaram e desenvolveram uma campanha para a conscientização sobre esse tipo de violência. As ações sensibilizaram e informaram os alunos do Ensino Fundamental a respeito do tema.

Na terça (30) foi realizada uma palestra lúdica com o mágico Mauro Dias, para os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal “Prof. Pedrina de Campos Pedrozo Rosa”. Na quarta (31), pela manhã, a psicóloga Ione Aparecida coordenou uma roda de coversa com os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal “Prof. Roque Ayres de Oliveira”, de Bacaetava. À tarde aconteceu uma abordagem lúdica com a psicóloga Cristina Sayuri, para as turmas do 5º ano da Escola Municipal “Francisco Adolfo de Varnhagen”, de George Oetterer. Centenas de estudantes participaram das atividades.

Além disso, todas as escolas, creches e projetos educacionais de Iperó receberam versões impressas do banner oficial da campanha realizada no Estado de São Paulo. O CREAS, órgão da Assistência Social que acompanha os casos de violência sexual, também intermediou a organização das ações de conscientização no município.

“Foi uma experiência bastante positiva, mostrando a importância dessa atuação conjunta entre as secretarias”, explicaram as secretárias municipais.

DIA NACIONAL – Instituído em 2000, através da Lei Federal nº 9.970, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes relembra o “caso Araceli”. Em 18 de maio de 1973, com apenas oito anos, Araceli foi violentada e morta no Estado do Espírito Santo.

Mais informações: 3266-3619 (CREAS)