Home » Destaque » Ações promovem conscientização sobre o autismo

Ações promovem conscientização sobre o autismo

Ações promovem conscientização sobre o autismo

Entre os dias 1 e 2, a Prefeitura de Iperó, através da Secretaria de Educação, realizou o projeto “Encontro Azul” com o objetivo de divulgar e conscientizar a população iperoense para o apoio às pessoas com autismo.

Na manhã da sexta (1), iniciando o evento, foram colocados dois laços no letreiro de entrada da cidade, demonstrando o apoio do município à causa. A iluminação também recebeu a cor azul. Em seguida, com a participação dos alunos do CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado), foi realizado um pedágio de conscientização no semáforo da Avenida Vereador Dr. José Marques Penteado, onde foram entregues panfletos explicativos. No fim da tarde do sábado (2), a iluminação do painel na Praça Padre Calixto (Praça da Matriz) também recebeu a cor azul.

“Nosso objetivo com ações como essas é anular qualquer tipo de preconceito que possa existir e construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva para todas as pessoas. É preciso que cada cidadão tenha a consciência sobre um mundo de direitos iguais para todos”, destacou o prefeito.

Dia Mundial do Autismo: Celebrado em 2 de abril, a ação tem o objetivo de divulgar informações sobre o autismo e promover a conscientização a respeito do tema. O autismo aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida e acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos. É quatro vezes mais comum no sexo masculino, segundo a Associação Americana de Autismo (ASA), e por esse motivo o azul foi definindo como a cor símbolo da campanha.