Home » Notícias » Agrotóxico é tema de palestras para produtores rurais

Agrotóxico é tema de palestras para produtores rurais

Agrotóxico é tema de palestras para produtores rurais

‘Agrotóxico’ é tema de palestra realizada na última sexta-feira (25), pela Secretaria do meio Rural, Ambiente e Turismo em parceria com a equipe da Vigilância Sanitária, para orientar os produtores rurais sobre os riscos à saúde no uso excessivo do agrotóxico e meios alternativos para não usá-lo. As palestras aconteceram no Barracão Comunitário, no assentamento Ipanema, reunindo entre os produtores, professores e alunos universitário.

Na ocasião foram ministrada duas palestras, a primeira realizada pela equipe de Vigilância Sanitária, que abordou assuntos como normas, órgãos responsáveis por controlar a venda e uso dos produtos e os riscos à saúde que eles oferecem principalmente ao produtor e ao consumidor final, também dicas de manipulação e lavagem dos alimentos produzidos convencionalmente. Já na segunda palestra, ministrada pelo SERAT, trouxe como tema os meios alternativos e sustentáveis para diminuir e/ou erradicar o uso de agrotóxico.

O objetivo das palestras foi de levar para o produtor rural o conhecimento dos riscos que podem gerar com o uso excessivo de agrotóxico, como prejuízos ambientais, sociais e de saúde para o produtor.

“A ideia é informar e orientar o produtor rural para assim aumentar sua qualidade de vida”, disse o secretário do Meio Rural, Ambiente e Turismo.

“É possível observar com frequência trabalhadores do campo utilizando agrotóxicos sem nenhuma proteção adequada, e muitas vezes a intoxicação não é levada a sério, acabando por não procurarem atendimento médico, por não saberem dos verdadeiro riscos de tais substâncias.”, disse o prefeito.

Scroll Up