Home » Notícias » Aluna iperoense tem texto publicado em coletânea

Aluna iperoense tem texto publicado em coletânea

Aluna iperoense tem texto publicado em coletânea

O mundo da leitura pode transformar o ser humano. Os alunos da Escola Municipal “Dona Elisa Moreira dos Santos” têm vivenciado isso na prática. Entre 45 mil estudantes de 340 unidades de diversas regiões do Brasil, Miriã Oliveira Vieira (11 anos), aluna do 5º ano da escola, teve o seu texto “Salvando um bebê macaco no acampamento” publicado em uma coletânea de histórias produzidas por estudantes. O lançamento do livro “As melhores histórias dos projetos de leitura” aconteceu no último dia 8, em Sorocaba, na E.E. “Prof. Júlia Rios Athayde”.

A escolha do texto da aluna foi possível através do projeto de incentivo à leitura implantado na escola em março deste ano, sob a orientação da professora Jandira Aparecida de Moraes, em conjunto com os professores e gestores. O projeto “Ler é bom: experimente” utiliza a metodologia e os materiais do escritor Laé de Souza, visando incentivar um movimento literário dentro da escola e o hábito da leitura.

Desde que foi iniciado o projeto, os professores perceberam que os alunos passaram a ler e escrever melhor, além de se interessarem mais pelas atividades desenvolvidas. Os alunos participaram de diversas etapas e a conclusão aconteceu com as redações, onde os professores selecionaram dois textos de cada sala para participar do concurso. Os melhores textos de todo o Brasil estão no livro.

A professora Jandira conta que, através do projeto, também é possível melhorar o vocabulário dos alunos. “A Sala de Leitura hoje é bastante frequentada e os nossos alunos leem muito mais. É muito gratificante ver os resultados e isso também nos permite desenvolver outras atividades a partir da leitura”, destacou.

“O trabalho colaborativo entre a equipe docente e gestora de nossa escola, bem como o inegável talento da aluna e pequena escritora Miriã, são motivo de orgulho para a nossa escola”, comentou a diretora Josana de Fátima Moraes.

Para a aluna Miriã, cada vez que lemos aprendemos uma nova história. “Esse reconhecimento nos transforma em exemplo para as pessoas que estão ao nosso redor. Além disso, incentiva a todos os alunos e eles também ficam orgulhosos por verem publicado o texto de uma colega da escola. Minha mãe e a professora Jandira me incentivaram bastante. É importante que as pessoas leiam sempre”, disse.

“Parabenizo a aluna que teve o texto publicado e também a equipe da escola que iniciou o projeto. O incentivo à leitura é importante, pois ultrapassa os limites da escola. A formação do ser humano está diretamente ligada à leitura. Por isso, projetos como esse ganham ainda mais significado”, ressaltou o prefeito.

Aluna Miriã autografa o livro durante o evento de lançamento em Sorocaba

Aluna Miriã autografa o livro durante o evento de lançamento em Sorocaba

 

Professores, gestores, aluna Miriã e o escritor Laé de Souza durante o evento de lançamento do livro em Sorocaba

Professores, gestores, aluna Miriã e o escritor Laé de Souza durante o evento de lançamento do livro em Sorocaba

Scroll Up