Home » Destaque » Aluno iperoense recebe premiação nacional da OBMEP

Aluno iperoense recebe premiação nacional da OBMEP

Aluno iperoense recebe premiação nacional da OBMEP

O aluno Matheus Alves Ferreira, do oitavo ano da Escola Municipal “Francisco Adolfo de Varnhagen”, no bairro Vileta (George Oetterer), conquistou a medalha de Bronze em nível nacional na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2017. A cerimônia de premiação aconteceu no último domingo (19), no Centro de Formação de Profissionais da Educação (Cenforpe), em São Bernardo de Campo.

Também participaram do evento a mãe do aluno, Rosângela Rodrigues de Souza, o professor Cristovão João Constantino, a coordenadora Ivani Silva Rodrigues dos Santos e a diretora Estela Angela Soldera Rosa da Silva. Mais de 18,2 milhões de estudantes se inscreveram para essa edição da OBMEP, representando 53.231 escolas de todo o país.

Matheus conta que está muito feliz por ser um dos medalhistas. “Fui a São Bernardo do Campo para receber a medalha de Bronze, que conquistei com esforço e dedicação. Agradeço aos professores e à minha família, que sempre me apoiam nos estudos, e agradeço a Deus, pois sem Ele nunca chegaria aonde cheguei. E sei que posso ir muito além”, comemorou.

“Sinto-me lisonjeada, como mãe do Matheus, em participar dessa cerimônia. Foi um momento emocionante e contemplei cada sorriso no rosto do meu filho, que hoje olha pra trás e agradece a Deus por ter chegado até aqui. E pretende ir adiante, se Deus permitir. Ele procura dar sempre o melhor, colocando metas e traçando objetivos com toda a determinação para vencer. Essa premiação é algo muito especial e extraordinário. Qual mãe não fica feliz em ter um filho esforçado? Isso me enche de orgulho”, comentou Rosângela Rodrigues de Souza.

“A OBMEP estimula o estudo entre os alunos, proporcionando desafios e identificando talentos na área. Fico orgulhosa pelo trabalho realizado em nossa escola, que possibilita e dá suporte para que os alunos consigam alcançar desafios e oportunidades. Parabenizo o Matheus por mais uma conquista em sua jornada acadêmica”, disse a coordenadora pedagógica Ivani Silva Rodrigues dos Santos.

Para a diretora Estela Angela Soldera Rosa da Silva, essa premiação mostra que todos podem alcançar o topo e para isso é preciso querer e se dedicar. “Todos temos problemas no dia a dia, mas se tivermos um objetivo, chegaremos aonde quisermos, mesmo com as dificuldades que encontramos no caminho.”

“A participação das nossas escolas na OBMEP é muito importante, pois estimula o estudo e ressalta os talentos, além de incentivar os professores no aperfeiçoamento profissional e promover o conhecimento. Estamos orgulhosos e parabenizamos o aluno Matheus pelo resultado alcançado”, destacou a secretária de Educação, Cultura e Esportes.

“Parabéns a todos os alunos iperoenses que participaram da OBMEP e, de maneira especial, ao Matheus pelo resultado alcançado. Parabéns também aos professores pelo trabalho desenvolvido. É mais uma conquista para a nossa cidade e com certeza o Matheus é um exemplo para que os nossos alunos se dediquem cada vez mais”, ressaltou o prefeito.

Com o resultado, o aluno Matheus Alves Ferreira também foi selecionado para participar do Projeto de Inicialização Científica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovido com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O objetivo é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.