Home » Notícias » Alunos alertam para medidas de segurança na Semana Nacional de Trânsito

Alunos alertam para medidas de segurança na Semana Nacional de Trânsito

Alunos alertam para medidas de segurança na Semana Nacional de Trânsito

MOTORISTAS E pedestres que circulavam próximo ao semáforo de Iperó na última quarta-feira (23) ouviram mensagens em coro uníssono de “abaixa a viseira” e “coloque o cinto”. Muitos ficaram curiosos, e não entenderam nada, até perceberem que se tratava de uma blitz educativa realizada por alunos do projeto Despontando Cidadãos, juntamente com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e a Guarda Civil Municipal (GCM).

Ao presenciarem as infrações, os estudantes tratavam logo de alertar as pessoas para que observassem as regras do Código de Trânsito Brasileiro e, assim, garantissem a segurança no trânsito. A ação integra as atividades promovidas pelo município em alusão à Semana Nacional do Trânsito, que este ano tem como tema “Seja Você a mudança no Trânsito”.

Sempre que identificavam uma infração de trânsito os estudantes chamavam a atenção dos condutores e dos pedestres. A falta de uso do cinto de segurança, a viseira do capacete levantada e a travessia da via pública fora da faixa de pedestres foram as principais infrações identificadas.

O aluno Enzo, de oito anos, participou da atividade e contou que gostou bastante de alertar motoristas e motociclistas que estavam cometendo infrações.

O comandante da GCM, relata que o objetivo da ação foi conscientizar a população sobre os procedimentos básicos de segurança no trânsito. “A ação é para a própria segurança dos condutores, bem como um exercício de cidadania, pois o trânsito somos todos nós”.

Para o prefeito, ações como essa são eficazes. “Envolver os alunos é sempre uma boa opção, pois as crianças têm uma forma especial de convencimento, sem contar que é mais um meio de formarmos cidadãos conscientes e comprometidos com nossa cidade e com a vida da população”. ■