Home » Destaque » Alunos do Ensino Médio são capacitados pelo Programa Futuro Cientista

Alunos do Ensino Médio são capacitados pelo Programa Futuro Cientista

Alunos do Ensino Médio são capacitados pelo Programa Futuro Cientista

O curso “Planejando Minha Vida”, oferecido pelo Programa Futuro Cientista (PFC), foi realizado pela primeira vez em Iperó na última sexta (18), atendendo 20 alunos que iniciaram no Ensino Fundamental e atualmente estão no Ensino Médio. O encontro aconteceu no Polo Cultural.

Direcionado aos alunos que estão ativos no PFC, o curso tem o propósito de estabelecer objetivos e metas que os estudantes poderão atingir durante as suas trajetórias, além de aprender sobre as suas habilidades e valores, proporcionando uma forma de se conhecerem melhor e uma maneira diferente de enxergarem a vida.

O PFC é desenvolvido em Iperó desde 2014, numa parceria com a Prefeitura, atendendo cinco escolas atualmente. A partir deste ano foi inserida a Escola Municipal “Professora Henory de Campos Góes”. Anteriormente já faziam parte as escolas municipais “Professor Roque Ayres de Oliveira”, “Francisco Adolfo de Varnhagen”, “Dona Elisa Moreira dos Santos” e “Professora Zilma Thibes Mello”.

De acordo com o professor Fábio de Lima Leite, da UFSCar, acontecerá um novo encontro com os estudantes iperoenses do Ensino Médio. “Toda busca surge de um desejo. Pode ser uma vocação natural, ideal ou uma vontade de ser independente. O curso ensina aos alunos que todos podem ter um propósito na vida e, no momento em que isso é descoberto, eles conseguem responder com muito mais foco e determinação à pergunta ‘O que realmente eu quero?’. É definir quais são os sonhos e correr atrás dos objetivos”, explicou.

A partir do momento em que ingressam no PFC, os estudantes são “adotados cientificamente” pelo programa, que faz um acompanhamento permanente desde o sexto ano do Ensino Fundamental até a vida universitária e o início da carreira científica. O Ensino Médio integra o Módulo II do PFC.

“Há quatro anos iniciamos a parceria com a UFSCar para desenvolver o Programa Futuro Cientista em Iperó e os resultados são muito positivos desde então. Além do incentivo aos estudos, os alunos são estimulados a realizar os seus sonhos e enxergar sempre adiante. O estudo tem o poder de transformar as pessoas”, comentou o prefeito.