Home » Destaque » Alunos do município são premiados no programa ‘Futuros Cientistas’

Alunos do município são premiados no programa ‘Futuros Cientistas’

Alunos do município são premiados no programa ‘Futuros Cientistas’

Programa busca encontrar, na educação pública, jovens talentos para a ciência

Estudantes iperoenses de escolas municipais participaram, na sexta-feira (16), do Encontro Regional de Futuros Cientistas, no Campus da UFSCar de Sorocaba; os alunos obtiveram um ótimo desempenho nas atividades propostas pelo programa e garantiram prêmios em diversas categorias.

No ‘Clube de Ciências’, onde os participantes precisavam apresentar projetos em uma das três áreas do conhecimento, as alunas do 8°ano, da escola Profª Zilma Thides de Mello, Iris Victória Costa Bezerra, Juliana Rodrigues de Lima e Mariana Gomes, ganharam o segundo lugar em Ciências Humanas com o tema “Bullying e Cyberbullying”. O terceiro lugar também ficou para Iperó, com as alunas Ana Julia Alves, Danielli Modesto de Oliveira, Lívia Joji Silvério e Miriã Oliveira Vieira, do 7° ano da Escola Dona Elisa Moreira dos Santos; as garotas abordaram o nazismo.

Na categoria das Ciências Exatas, os alunos da Escola Elisa, Caio José Soares, Lauren Lopes Mazulquim, Lauriany Santana Alves, do 7° ano e Otávio André Martinez, do 6°ano, conquistaram o 3° lugar com o tema “Buraco Negro”. Já nas Ciências Biológicas, os jovens do 8° ano, Caique da Silva Vieira, Débora Cristina Correa De Lara, Felipe De Britto Lima, Thayana Lima da Silva e Vitória Carolina Lima Trindade, da escola Zilma, apresentaram um trabalho sobre reciclagem e alcançaram o 1° lugar na categoria.

A estudante Juliana Rodrigues de Lima, da Escola Profª Zilma Thibes de Mello, também conquistou o primeiro lugar no ‘Concurso Literário’ do programa, com a produção de uma narrativa de aventura. Além do melhor aluno, a categoria contempla a melhor escola; e quem recebeu o troféu de primeiro lugar pelo trabalho com a literatura, foi a Escola Profª Henory de Campos Góes.

O programa também conta com a premiação ‘Maratona do Conhecimento’, que gratifica os alunos que obtiveram a maior média em provas realizadas nos dois semestres do ano. A categoria é dividida por ano escolar, e a estudante iperoense Giovanna Lidiane Florentino de Miranda foi a vencedora no Ensino Médio. Dentre as escolas do município, a Escola Elisa atingiu o maior desempenho da Maratona com a aluna Lívia Joji Silvério.

A Secretária de Educação comemora o desempenho no programa, “Fico muito feliz de saber que estamos no caminho certo. Parabéns às escolas e a todos os alunos que participaram do Futuros Cientistas. Vamos continuar trabalhando por resultados tão magníficos quanto esses”.

O Encontro reuniu mais de 600 alunos de diversas escolas do interior de São Paulo. Além da premiação, os estudantes iperoenses das escolas Henory, Elisa, Roque Ayres, Visconde e Zilma, também participaram de minicursos disponibilizados; os temas iam de Astronomia, Física, Química e Ecologia até aprendizagens da área de Psicologia.

“Vemos no programa Futuros Cientistas, uma ótima abertura de experiência educacional para os alunos. Isso porque é de extrema importância que nossos jovens tenham contato com o meio universitário e sejam estimulados a se interessar cada vez mais pelos estudos. Selamos essa parceria no ano de 2014 e, desde então, as escolas e os estudantes do município vêm colhendo bons frutos”, diz o prefeito.

Scroll Up