Home » Notícias » Alunos participam de Trekking Pedagógico na Fazenda Ipanema

Alunos participam de Trekking Pedagógico na Fazenda Ipanema

Alunos participam de Trekking Pedagógico na Fazenda Ipanema

A Escola Municipal Dona Gláucia Ap. Andrade Nogueira ofereceu para seus alunos, na manhã da segunda-feira (06), uma atividade de Trekking Pedagógico no território da Floresta Nacional de Ipanema – Flona. Em parceria com os guias do Grupo Tupiniquins, a atividade englobou alunos do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental, que encararam, além dos desafios da trilha, um quiz de conhecimentos sobre a Flona e suas características.

Para a formação de grupos, foi determinado que os alunos fossem representados por espécies de árvores encontradas na Flona. Assim, pesquisas sobre a flora, produção de cartazes informativos, criação de gritos de guerra, foram as tarefas que antecederam a subida no Morro Araçoiaba. Ao todo, 10 grupos foram formados: Ipê, Aroeira, Figueira, Quaresmeira, Jatobá, Paineira, Peroba, Embaúna, Manacá e Jequitibá.

“Ano passado eu também participei dessa atividade, os grupos eram formados por animais aqui da Fazenda Ipanema. Agora o tema são as árvores, o que também é muito legal. Já é a segunda vez que eu pesquiso, aprendo, e faço a trilha”, conta Jenifer Pereira, estudante do 7°ano. “A parte que eu mais gosto é de escalar as rochas e ouvir a explicação dos guias sobre as coisas daqui”.

Segundo Jackson Siqueira Campolim, condutor ambiental da Flona e um dos idealizadores do projeto, o Trekking Pedagógico começou justamente com a ideia de envolver a interdisciplinaridade escolar com o ecoturismo proporcionado pelo local. “Os alunos podem aprender História, Geografia e Ciências através do contato com a Flona. É muito bacana porque, ao longo dos anos, o projeto se aprimora cada vez mais e a garotada sempre recebe novidades”, comenta Jackson.

No final da manhã, o Trekking rendeu, além das carinhas de cansaço e ansiedade para saber qual grupo conquistou mais pontos na atividade, uma rica experiência extraclasse aos alunos, que levarão como bagagem todo conhecimento adquirido de forma lúdica e prazerosa.