Home » Notícias » Alunos percorrem bairros na mobilização contra o mosquito

Alunos percorrem bairros na mobilização contra o mosquito

Alunos percorrem bairros na mobilização contra o mosquito

Nos dias 26 de fevereiro e 4 de março, os alunos da Escola Municipal “Professor Roque Ayres de Oliveira” percorreram as ruas dos bairros Bacaetava e Nova Era com cartazes, promovendo um mutirão contra o Aedes Aegypti. Acompanhados pelos professores, agentes de saúde, Vigilância Epidemiológica e um caminhão, eles recolheram objetos que poderiam se tornar criadouros para o mosquito.

Essa mobilização foi proposta pelo “Pacto da Educação Brasileira contra o Zika”, firmado no início de fevereiro, entre o Ministério da Educação, representantes do Governo Federal, dos Estados e municípios, além de instituições e organizações públicas e particulares. “O caso é sério e agora temos também o zika vírus e a chikungunya. A conscientização é muito importante e estamos fazendo a nossa parte”, disse o aluno Loran, de 14 anos.

A coordenadora da escola, Gislaine da Silva Meira, ressalta que o trabalho realizado pelos alunos dos ensinos Fundamental I e II foi desenvolvido pelo fato de que eles são multiplicadores de informações. “Através da confecção de cartazes e panfletos, eles reforçam junto à família e à comunidade a importância da prevenção e os cuidados que devem ser tomados”, explicou.

Ainda no último dia 4, houve diversas apresentações na escola, com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental l, relacionadas ao combate ao mosquito.

O prefeito comentou sobre as atividades realizadas pela escola. “A importância da colaboração dos munícipes e a conscientização da comunidade em geral, é fundamental para que tenhamos efetividade no combate ao mosquito e às suas consequências”, finalizou.

Desde o início do ano, o município registrou cinco casos de dengue. Houve apenas um caso de febre chikungunya, “importado” da região nordeste. Em relação ao zika vírus, não houve nenhum caso, nem mesmo suspeito.