Home » Notícias » Alunos recebem cordões de capoeira

Alunos recebem cordões de capoeira

Alunos recebem cordões de capoeira

Na última segunda (4), na quadra da Escola Municipal “Dona Cecy Monteiro Oetterer”, em George Oetterer, foi realizada a entrega dos cordões de capoeira aos alunos dos projetos “Bem Me Quer” e “Criando Laços”, que desenvolvem atividades no bairro. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Além dos alunos, estiveram presentes os professores, coordenadores e familiares, que acompanharam a cerimônia.

Durante a entrega dos cordões, houve cantigas acompanhadas com os instrumentos tradicionais da capoeira, como os atabaques, pandeiro, coco e berimbau. Os alunos fizeram ainda uma dança lúdica em grupo, contando a história de luta do Maculelê. A dança de forte expressão dramática é realizada com bastões que batem no ritmo dos atabaques. “Maculelê enfrentou uma tribo rival com dois bastões nas mãos”, entoaram os alunos. A entrega dos cordões encheu de orgulho os alunos, professores e familiares.

Luigi Rafael Firmino Alexandrino, de 13 anos, recebeu o primeiro cordão branco e disse que pretende continuar se dedicando. “Quero seguir em frente e quem sabe me tornar um mestre da capoeira”, comentou.

“Os projetos cumprem o propósito que é a transformação do cidadão e os professores contribuem para que os alunos tenham acesso a novas informações. Com isso, além de aprender sobre aspectos da cultura do Brasil, os alunos se interessam pela capoeira com foco na inserção social, respeito, disciplina e entrosamento”, disse o prefeito.

Scroll Up