Home » Destaque » “Ao Redor da Ibero-América” inicia a 11ª edição

“Ao Redor da Ibero-América” inicia a 11ª edição

“Ao Redor da Ibero-América” inicia a 11ª edição

Reciclagem criativa. Esse é o tema da 11ª edição da campanha “Ao Redor da Ibero-América”, cujo lançamento em Iperó aconteceu no último dia 18, na Fundação Pátria. Estiveram presentes os diretores das escolas municipais, representantes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a subgerente de Comunicação da Veolia (empresa que desenvolve a campanha em parceria com a Organização dos Estados Iberoamericanos – OEI), Thaís Zem, e o gerente operacional da Central de Gerenciamento Ambiental (CGA), responsável pelo aterro sanitário de Iperó, Émerson Miola.

A campanha é realizada no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru. O objetivo é sensibilizar os alunos em relação às questões do meio ambiente, para que cresçam conscientes e ajudem a cuidar do planeta. Em Iperó tem o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Educação.

A campanha acontecerá até junho e neste ano terá um reforço na divulgação pelas redes sociais, onde será possível acompanhar mais de perto, numa página no Facebook, todas as ações realizadas pelos países participantes. Professores e estudantes participantes terão ainda cartilhas e acesso a vídeos sobre o tema. Os trabalhos serão apresentados em formato A3, com desenhos utilizando materiais recicláveis.

Thaís Zem apresentou a campanha às escolas e destacou que a reciclagem é um tema bastante atual. “E mesmo em evidência, é um tema ainda mal utilizado em nosso país. Por isso, vamos mostrar aos alunos que muito daquilo que eles jogam no lixo diariamente pode ser reutilizado e até mesmo se transformar em renda. O aprendizado e o desenvolvimento das atividades em sala de aula permitirá que os participantes transformem em algo bonito, chamativo, aquilo que antes era lixo”, comentou.

“Essa iniciativa é muito importante e sempre apoiamos. Projetos que estimulam as crianças à conscientização sobre o meio ambiente precisam ser levados em frente. E quanto mais cedo for construído esse senso de preservação do planeta, melhor”, ressaltou o prefeito.

Os trabalhos serão entregues até 9 de junho. A escolha dos melhores na etapa local acontecerá até 13 de junho, quando o primeiro colocado será premiado com um tablet, medalha e diploma. O segundo e o terceiro serão premiados com jogos de sustentabilidade, medalha e certificado. Os professores e os alunos premiados receberão camisetas da campanha e sacolas ecológicas.

O vencedor da etapa local concorrerá ainda ao prêmio nacional, que será uma viagem à Argentina.

“DE PORTAS ABERTAS” – Ainda durante o encontro no dia 18, Émerson Miola apresentou a iniciativa da CGA que abre as portas para que a comunidade conheça o funcionamento da estrutura do aterro sanitário e tire todas as dúvidas, desde o recebimento até a destinação final dos resíduos. O programa “De Portas Abertas” acontece às quintas-feiras, com agendamento prévio pelo telefone 3459-9100.