Home » Notícias » Assembleia reúne agricultores e cria cooperativa regional

Assembleia reúne agricultores e cria cooperativa regional

Assembleia reúne agricultores e cria cooperativa regional

Com o apoio da Prefeitura de Iperó, através da Secretaria de Meio Rural, Ambiente e Turismo (SERAT), na última quarta-feira (13) foi realizada a assembleia de fundação da Cooperativa Agroecológica e Orgânica da Região Sorocabana (COOPAORGS). Várias entidades que prestam serviços de assistência técnica na região também apoiaram a iniciativa, tais como a COATER, IBS, ITESP, NAAC/UFSCar Sorocaba e ARDA.

O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Iperó e reuniu agricultores de diversos municípios da região de Sorocaba que trabalham com agricultura de base ecológica ou orgânica. “É a primeira cooperativa nesses moldes criada na região”, explica o secretário.

A agricultura familiar produz mais de 70% dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros. Os benefícios que a transição para a produção agroecológica trazem são a não contaminação do ambiente e as melhores condições econômicas e sociais para as famílias produtoras. Além disso, proporciona maior resistência frente às mudanças do clima que acompanhamos atualmente e podem afetar a produção agrícola.

“Temos um grande número de agricultores familiares em nosso município e essa cooperativa ajudará a aumentar a oferta de alimentos saudáveis e orgânicos, facilitando o acesso à população”, comenta o prefeito.