Home » Notícias » Atividades de inclusão marcam Semana da Pessoa com Deficiência em Iperó

Atividades de inclusão marcam Semana da Pessoa com Deficiência em Iperó

Atividades de inclusão marcam Semana da Pessoa com Deficiência em Iperó

NESTA SEMANA, a equipe do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) agitou a cidade com diversas atividades em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência. Entre palestras, caminhadas e ginásticas laborais, as ações envolveram alunos, pais, familiares e diversos membros da comunidade com a finalidade de dar maior conhecimento à população sobre o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar do CAEE, de atendimento às pessoas com deficiência.

As atividades foram abertas na segunda-feira (21) com palestra ministrada pela terapeuta ocupacional, especialista em Reabilitação Neurológica Infantil, Patrícia Mendes, que abordou o tema “Diversidade e Inclusão”. De acordo com Patrícia, para a inclusão acontecer de fato, basta enxergar todos como seres humanos e cidadãos com os mesmo direitos de outros. “Na educação inclusiva, nas dificuldades cantamos e começamos tudo outra vez”, explicou.

Na ocasião, a coordenadora do CAEE, Kelli Araujo, ressaltou sua emoção e alegria de vivenciar um momento de inclusão para os iperoenses “Nossa equipe é muito empenhada em proporcionar o melhor para os alunos. Diante da realidade de outros municípios, percebemos o quanto somos avançados em termos de recursos. Mesmo hoje com a crise financeira, nosso trabalho continua firme, forte e com qualidade”.

Já na terça e quarta-feira (22 e 23) os alunos realizaram a caminhada de inclusão e exposição de fotos e recursos adaptados para alunos com deficiência. Na quinta e na sexta-feira (24 e 25) foi a vez dos alunos participarem de diversas brincadeiras, piqueniques e ginástica inclusiva, com apoio do Departamento de Esportes.

Todas as atividades foram realizadas no centro e em George Oetterer.

Depoimentos

O filho de Crislaine Henrique Porto, Luís Miguel Henrique Prudente, de cinco anos, é um dos alunos atendidos pela equipe do CAEE. Ele é autista e há dois anos frequenta o Centro no período inverso ao da escola. Crislaine conta que com a ajuda da equipe aprendeu a lidar com o filho e que hoje a família é mais feliz. “O atendimento que o Miguel recebe é maravilhoso. Quando ele chegou aqui não se comunicava com ninguém e foi muito difícil pra mim aceitar tudo o que estava acontecendo”. Acompanhada do marido, Crislaine participou da palestra e levou o filho às atividades.

Com o aluno Natanael Ângelo de Góes Dias, de nove anos, não foi diferente. A mãe dele, Inês Maria de Góes, também aprovou a ideia de realizar atividades em comemoração na Semana da Pessoa com Deficiência. “Foi muito especial, muito bom poder participar com o Natanael dessa semana. Meu filho passa por vários atendimentos do CAEE e sei que está na mão de ótimos profissionais”, disse.

Inês conta ainda que na cidade em que residia antes nunca contou com esse tipo de apoio. “Moro em Iperó há seis meses e há três meu filho está sendo atendido CAEE e já melhorou 100%. Ele se adaptou muito bem aqui. Hoje ele interage, faz lição de casa, está aprendendo a escrever cada vez melhor e está no caminho para aprender a ler”, relata.

Para o prefeito, o sucesso do evento demonstra que o trabalho da equipe é de comprometimento e dedicação. “Sabemos que somente dessa forma podemos construir uma sociedade com a participação de todos e que atenda às necessidades de todos os iperoenses. Em nome da professora Kelli, parabenizo a todos os envolvidos e espero que o trabalho de vocês possa ser fortalecido a cada dia”. ■

Scroll Up