Home » Destaque » Aula inaugural do “Futuro Cientista” agita estudantes

Aula inaugural do “Futuro Cientista” agita estudantes

Aula inaugural do “Futuro Cientista” agita estudantes

Na segunda (11), a Escola Municipal “Francisco Adolfo de Varnhagen”, no bairro Campos Vileta, sediou a aula inaugural do Programa Futuro Cientista (PFC), desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Iperó desde 2014. A atividade foi apresentada pelo presidente do programa, professor Dr. Fábio de Lima Leite, que explicou sobre a estrutura do programa aos alunos das escolas municipais “Dona Elisa Moreira dos Santos”, “Prof. Roque Ayres de Oliveira”, “Professora Zilma Thibes Melo” e “Francisco Adolfo de Varnhagen”, atualmente participantes do PFC.

O professor abordou as diversas etapas que serão desenvolvidas em aula pelos alunos ao longo dos semestres. “Vamos acompanhar a trajetória de cada aluno. Diversas ações serão realizadas para a formação dos estudantes, como o Concurso de Redação, a Maratona do Conhecimento o Concurso de Curtas-metragens, além de outras atividades preparatórias”, explicou.

A secretária de Educação comentou que é uma oportunidade importante para os alunos. “Através do programa, eles podem desenvolver o conhecimento científico e como futuros pesquisadores podem aplicar esse conhecimento na sociedade”, disse.

“É uma parceria muito significativa para os nossos alunos, porque o programa é uma estratégia que garante uma formação sólida e eficiente, necessária para a aprovação no vestibular, permitindo a continuação dos sonhos desses jovens”, ressaltou o prefeito.

Sobre o PFC – O programa tem a missão de incentivar e proporcionar condições para o desenvolvimento científico desde a fase escolar, investindo na formação básica dos estudantes e preparando-os para encarar e superar desafios. Esse acompanhamento abrange desempenho escolar, comportamento e apoio da família à proposta. Os alunos recebem também orientação educacional e profissional, por meio dos supervisores que visitam as unidades periodicamente. A iniciativa nasceu em 2010, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba.