Home » Destaque » Beneficiários do BPC devem ser incluídos no Cadastro Único

Beneficiários do BPC devem ser incluídos no Cadastro Único

Beneficiários do BPC devem ser incluídos no Cadastro Único

O Decreto n° 8.805/2016 tornou obrigatória a inclusão dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único. Os idosos que já recebem o benefício têm até o dia 31 de dezembro de 2017 para serem incluídos no Cadastro Único ou atualizarem o cadastro. Quem não estiver inscrito até essa data poderá ter o benefício suspenso.

Em Iperó, o Cadastro Único é realizado na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de George Oetterer. Ações de busca ativa no município estão convocando todos os beneficiários, por meio de uma correspondência, informando dia e horário de atendimento para orientações iniciais e posterior agendamento para o Cadastro Único. Caso não receba a convocação, o idoso pode procurar a SADS (terças, quartas e quintas no período da manhã) ou o CRAS (segundas e sextas no período da manhã).

Devem ser apresentados os documentos originais de todas as pessoas que residem no imóvel, sendo o RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência recente, declaração escolar, carteira de trabalho ou comprovante de renda (pode ser o extrato bancário nos casos em que a pessoa receba pensão, aposentadoria ou seguro desemprego).

A inclusão no Cadastro Único possibilita que a administração pública tenha mais informações sobre a realidade socioeconômica dos beneficiários, requerentes do benefício e suas famílias, e permite a identificação das demandas deste público para a inclusão nos serviços socioassistenciais e outras políticas públicas.

A segurança de renda garantida com o recebimento do BPC é fundamental para a manutenção de muitas famílias que utilizam os equipamentos e serviços socioassistenciais.

A SADS fica na rua Costa e Silva, 84, Centro. O CRAS fica na rua Anita, 160, George Oetterer.

Mais informações: 3266-4819 (SADS) ou 3266-7353 (CRAS)