Home » Notícias » Bicentenário do Visconde de Porto Seguro é celebrado na Flona

Bicentenário do Visconde de Porto Seguro é celebrado na Flona

Bicentenário do Visconde de Porto Seguro é celebrado na Flona

Na última quarta (17), durante as comemorações do bicentenário de nascimento de Francisco Adolfo de Varnhagen (Visconde de Porto Seguro), foi inaugurado um busto em frente ao casarão onde ele nasceu em 1816, atual sede da Floresta Nacional de Ipanema. Diversas autoridades da região estiveram presentes, entre elas o prefeito de Iperó.

Varnhagen viveu os primeiros cinco anos em Ipanema e depois foi para a Europa com os pais, onde se formou, serviu o Exército e iniciou diversas pesquisas documentais e históricas, que se estenderam até o fim da sua vida em 1878.

Teve importante atuação política e diplomática. Escreveu diversas obras sobre o Brasil, sendo considerado até hoje um dos maiores historiadores brasileiros e conhecido como o “Pai da História do Brasil”.

Em sua última passagem por Ipanema, manifestou o desejo de ser sepultado no alto do morro Araçoiaba, num monumento projetado por ele mesmo. O monumento foi construído em 1882 e recebe visitação turística até hoje. Os restos mortais do Visconde de Porto Seguro foram transportados do Chile para Sorocaba em 1978, onde se encontram atualmente.

Segundo o prefeito, celebrar os 200 anos de nascimento de Varnhagen é um momento marcante, pois trata-se de uma personalidade muito importante, que possui relação direta com o município e a região.

Varnhagen

Foto: Pedro Negrão (Jornal Cruzeiro do Sul)