Home » Notícias » Busto do “Dr. Gaspar Ricardo Júnior” é restaurado

Busto do “Dr. Gaspar Ricardo Júnior” é restaurado

Busto do “Dr. Gaspar Ricardo Júnior” é restaurado

No último dia 5, a Escola de Artes Sacras e o projeto “Caminhando contra as drogas” (CCad) concluíram a restauração do busto do patrono Gaspar Ricardo Júnior. A estátua fica exposta na Escola Estadual “Dr. Gaspar Ricardo Júnior” e há cerca de sete anos havia sido quebrada. A diretora da escola, Marissol de Fátima Rodrigues Campos, e o coordenador pedagógico, Thiago Ramires, receberam o busto restaurado, que foi entregue pelos alunos e a coordenadora do CCaD, Patrícia Virgínia da Silva.

A restauração foi coordenada pelo escultor Murilo Sá Toledo e durou cerca de quatro meses. Oito alunos do CCaD, que também frequentam as aulas de escultura em argila na Escola de Artes Sacras, participaram do restauro. Além de consertar as áreas quebradas, foram corrigidas as imperfeições e os desgastes causados pelo tempo.

Gaspar Ricardo Júnior foi diretor da Estrada de Ferro Sorocabana. Nasceu em São Paulo em 1887 e se formou engenheiro pela Escola Politécnica. Faleceu em 1937. Desde outubro de 1944 é homenageado com o seu nome na escola iperoense.

“Ficamos muito felizes com a restauração do busto. Agora vamos restaurar o pedestal e posteriormente faremos uma festividade em homenagem ao nosso patrono, onde apresentaremos o busto restaurado”, disse a diretora.

“O busto tem mais de 50 anos de história. É importante a preservação dessa memória, que tem bastante ligação com o nosso município. Muitas gerações de iperoenses passaram pela escola e outras estudam lá atualmente”, comentou o prefeito.