Home » Destaque » Busto do padre Calixto é alvo de vandalismo

Busto do padre Calixto é alvo de vandalismo

Busto do padre Calixto é alvo de vandalismo

O busto em homenagem ao padre Calixto, instalado na praça que leva o nome do sacerdote, sofreu ações de vandalismo na madrugada da última terça (16). A estátua foi retirada da base e houve tentativa de furto, que não foi concretizada devido ao peso.

A depredação foi notada na manhã de terça, quando alguns moradores que passaram pela praça viram o monumento com as marcas do vandalismo e informaram à Prefeitura de Iperó.

O busto já foi fixado novamente no local e posteriormente passará por restauração para que sejam consertadas as marcas do vandalismo e também do desgaste causado pelo tempo. O busto foi inaugurado em março de 2016.

O padre Calixto atuou como pároco em Iperó entre 1967 e 1995. Nesse período também lecionou na rede estadual de ensino. Teve uma trajetória bastante ligada a Iperó, inclusive sendo o autor da pesquisa para o lema do brasão do município: VITAM IMPENDERE VERO (Consagrar a vida à verdade). Faleceu em 14 de junho de 2015, dez dias após completar os 60 anos de ordenação sacerdotal, sendo 50 anos dedicados aos iperoenses.

“É muito importante que a população nos ajude em casos assim, para que possamos identificar os autores e inibir novos atos dessa natureza. No caso do busto do padre Calixto, além de ser um patrimônio público, trata-se de uma homenagem a uma pessoa que se dedicou muito à cidade. Portanto, é preciso respeito com essa memória também”, comentou o prefeito.

Informações que ajudem a identificar os autores do vandalismo na “Praça Padre Calixto” podem ser passadas à GCM pelo telefone 3266-1617 ou à Polícia Militar pelo telefone 190.

Scroll Up