Home » Destaque » Cadastro biométrico passa a ser obrigatório em Iperó

Cadastro biométrico passa a ser obrigatório em Iperó

Cadastro biométrico passa a ser obrigatório em Iperó

O cadastro biométrico, que tem como finalidade identificar o eleitor por meio da impressão digital, passou a ser obrigatório no município de Iperó a partir desta segunda-feira (4). Além de possibilitar a atualização de cadastro dos eleitores do país inteiro, o sistema biométrico traz mais segurança, não havendo a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro.

Em Iperó, apenas 56,12% dos 19.960 eleitores possuem o cadastro biométrico. A biometria é obrigatória para todos os eleitores, inclusive aqueles cujo o voto é facultativo e já possuem o título de eleitor (analfabetos, maiores de 16 anos e menores de 18 anos). Já os eleitores com 70 anos ou mais não são obrigados a realizar o cadastramento. Caso o cadastro não seja realizado, o título do eleitor será cancelado, até que o mesmo procure a Justiça Eleitoral para efetuar o cadastramento.

O prazo para o cadastramento termina no dia 19 de dezembro de 2019. Os eleitores devem fazer o agendamento do atendimento para realizar o cadastro pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo – TRE-SP (www.tre-sp.jus.br). O atendimento será realizado no Cartório Eleitoral de Iperó, que fica na Casa do Cidadão (Rua Costa e Silva, 195). Para que o eleitor consiga se cadastrar, é necessário a apresentação de documento original com foto e um comprovante de endereço atualizado.

Marcelo Dorighelo Fernandes, Analista Judiciário do Cartório Eleitoral da 369ª Zona Eleitoral, destacou que o município de Iperó está em revisão de eleitorado com vista à atualização do cadastro eleitoral, mediante a coleta de dados biométricos até 19 de dezembro e esse cadastro é obrigatório. “O atendimento deve ser agendado pela internet, no site eletrônico no TRE-SP. O serviço será realizado no Posto Eleitoral de Iperó com atendimento ao público das 12h às 18h, o eleitor deve ficar atento os documentos necessários e ao prazo. O cadastramento biométrico é obrigatório, lembrando que, o eleitor que já fez a biometria estará dispensado de comparecer à revisão do eleitorado. Para tanto, ele deverá examinar o seu título, onde constará a expressão no canto superior direito: Identificação Biométrica” frisa.

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o processo do cadastramento, entre em contato pelo telefone 3266-1417 (Cartório Eleitoral de Iperó).