Home » Destaque » Campanha contra a Influenza começa na próxima segunda

Campanha contra a Influenza começa na próxima segunda

Campanha contra a Influenza começa na próxima segunda

A Prefeitura de Iperó, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) na próxima segunda (23). A mobilização acontecerá até 1 de junho, sendo que haverá o “DIA D” em 12 de maio. De acordo com o Ministério da Saúde, essa época do ano é o período considerado ideal para a vacinação, por ser anterior ao pico de transmissão do vírus da doença no Brasil, que ocorre normalmente em julho.

O vírus da Influenza é de circulação sazonal e a vacina disponibilizada para a campanha de 2018 será trivalente, protegendo contra o H3N2, o H1N1 e o B. A vacinação terá como público-alvo as pessoas com 60 anos ou mais; crianças a partir de seis meses e até menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da Saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; população carcerária e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas.

Em Iperó, a meta da Secretaria de Saúde é vacinar 90% desses grupos prioritários. Todas as unidades de Saúde do município participarão da mobilização entre 23 de abril e 1 de junho. Já no “DIA D”, em 12 de maio, além das unidades de Saúde, serão montados quatro postos volantes para a vacinação, em locais a serem divulgados.

Avaliação Bucal – Ainda no dia 12 de maio, aproveitando o “DIA D”, a Secretaria de Saúde disponibilizará atendimentos de avaliação bucal que serão realizados pelos dentistas da rede municipal. Essa avaliação já é realizada rotineiramente nas unidades de Saúde e tem como finalidade detectar precocemente o câncer bucal, que é mais comum nas pessoas acima de 60 anos.