Home » Notícias » Campanha de Papanicolau atende dezenas de iperoenses

Campanha de Papanicolau atende dezenas de iperoenses

Campanha de Papanicolau atende dezenas de iperoenses

No último dia 12, as unidades de Saúde de Iperó promoveram uma campanha para a realização de exames de Papanicolau e atenderam 60 pessoas em todo o município. As equipes da UBS Centro, UBS Jardim Vitorino, PSF Bacaetava, UBS George Oetterer e também do pronto atendimento estiveram mobilizadas durante toda a manhã do domingo para atender as iperoenses.

O Papanicolau é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero e é a principal estratégia para fazer o diagnóstico do câncer de colo de útero ainda no início, antes mesmo dos sintomas. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. O nome do exame é uma homenagem ao patologista grego George Papanicolaou, que criou o método no início do século XX.

De acordo com a secretária de Saúde, durante essa campanha realizada em Iperó houve casos em que a pessoa nunca havia realizado o exame ou já havia realizado há vários anos. “A importância do exame é detectar a fase pré-clínica do câncer do colo do útero, isto é, quando ainda não há sintomas. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer”, comentou.

Toda mulher, após iniciar a vida sexual, deve realizar o exame periódico, especialmente aquelas que estão na faixa etária entre 25 e 59 anos.

Mais informações: Secretaria de Saúde (3266-2228)