Home » Campanhas » Campanha de Papanicolau

Campanha de Papanicolau

Campanha de Papanicolau

A Prefeitura de Iperó, por meio da Secretaria da Saúde e em parceria com o Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), promove, a partir deste sábado, dia 08, e até o dia 16 de março, a primeira Campanha Municipal de Papanicolau.

O calendário elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde para a realização do exame é o seguinte: dia 08, das 9h às 17h, na Unidade Básica de Saúde do Centro; dia 14, das 17h30 às 21h30, na Prefeitura de Iperó; dia 15, das 8h às 12h, no Posto de Atendimento Marinheiro Marcílio Dias, em George Oetterer; e dia 16, das 9h às 12h, no bairro Novo Horizonte, haverá um ônibus no cruzamento da rua Rodrigo do Amaral com a rua Benedito Antunes. A campanha também será estendida às empresas que fizeram contato com a Secretaria Municipal da Saúde e manifestaram esse interesse. Essa medida visa facilitar a realização dos exames nas mulheres que trabalham fora que teriam dificuldade de comparecer às UBSs.

O exame de Papanicolau é um dos mais importantes para a prevenção da saúde da mulher e permite detectar células anormais pré-malignas ou cancerosas no colo do útero, antes mesmo do surgimento de qualquer sintoma.

Uma das principais causas do câncer do colo de útero, segunda maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, é o contágio pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano). Pelo menos 12 tipos de HPV são considerados oncogênicos, ou seja, podem ocasionar tumor canceroso. A transmissão do HPV se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada, principalmente via sexual. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam nenhum sinal ou sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo.

O câncer de colo do útero é um dos mais fáceis de serem prevenidos, por isso é tão importante fazer o exame regularmente, com intervalo de um ano. Quando as lesões são diagnosticadas preventivamente, podem ser tratadas antes de se tornarem câncer.

Para realizar os exames, será necessário apresentar no dia o RG e o Cartão do SUS (se possuir) e manter abstinência sexual por 24 horas.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Saúde, na Av. Santa Cruz, 355, Jardim Irene, ou pelo telefone 3266-2137.

Scroll Up