Home » Notícias » Campanha de prevenção a Leishmaniose Visceral Americana

Campanha de prevenção a Leishmaniose Visceral Americana

Campanha de prevenção a Leishmaniose Visceral Americana

Neste mês a Secretaria da Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal iniciou no último dia 5 a campanha de prevenção da Leishmaniose que é uma doença crônica, causada por um protozoário ‘leishmania chagasi’, que atinge tanto os humanos quanto os cães.

Sua transmissão se da através da picada do ”MOSQUITO PALHA”, que pode transmitir a doença.
O mosquito costuma picar ao entardecer e durante a noite e suas larvas se criam na terra, em locais sombreados e com matéria orgânica.

Os sintomas mais frequentes são: febre irregular de longa duração (mais de sete dias), falta de apetite, emagrecimento, fraqueza e barriga inchada. Já nos cães os sintomas são de apatia, lesões de pele, inicialmente ao redor dos olhos e nas orelhas, emagrecimento exagerado, lacrimejamento nos olhos e crescimento anormal das unhas.

A doença pode ser evitada com as seguintes atitudes:

– Manter a casa e o quintal livre de matéria orgânica, recolhendo folhas de arvores, fezes de animais, restos de madeira e frutas.
– Recolher fezes de animais.
– Aparar a grama e podar árvores e arbustos para diminuir o sombreamento do solo e evitar as condições do desenvolvimento das larvas.
– Manter o ambiente dos cães, o quintal ou varanda sempre limpos, livre de fezes e acúmulo de alimentos e folhagens.
– Todo esse lixo deve ser embalado em sacos plásticos devidamente fechados, e colocados para o serviço de coleta de lixo.

Para mais informações, dirigir-se à Secretaria da Saúde, situada à Av. Santa Cruz, n° 300 ou pelo telefone 3266 2137.

Scroll Up