Home » Notícias » Campanha de vacinação vacina 3.245 cães e gatos

Campanha de vacinação vacina 3.245 cães e gatos

Campanha de vacinação vacina 3.245 cães e gatos

A Campanha de Vacinação Antirrábica de Iperó, realizada pela Prefeitura de Iperó por meio da Secretária de Saúde, atingiu uma meta expressiva em vacinar ao todo 3.245 animais, sendo 2.786 cães e 459 gatos. A equipe percorreu todos os bairros da cidade entre os dias 22 de setembro a 03 de outubro.

O diretor da Vigilância Sanitária, Bruno Corrêa, conta que foram duas semanas de intenso trabalho e dedicação para que toda a população pudesse levar seus animais para vacinar. “Só tenho a agradecer a todos os setores que se mobilizaram e colaboraram para a realização dessa campanha, desde sua organização, divulgação e realização, aos voluntários de outros setores da Secretaria de Saúde e ao Sindicato dos Funcionários Públicos de Iperó, e claro, a população por participar e render um resultado tão positivo para a campanha.” disse.

A raiva é a mais conhecida das zoonoses (infecções transmitidas entre animais vertebrados e humanos). É transmitida pelo contato da saliva de um animal doente, principalmente por meio de mordida, a doença pode demorar até 10 dias para se manifestar no animal infectado e na maioria das vezes é fatal. Entre os principais sintomas estão à agressividade do animal, salivação excessiva, paralisia e mudança de comportamento. É considerada incurável e a vacinação é a única forma eficiente de prevenção dos animais.

A estudante de Biomedicina, Kamila Gonçalves Oliveira, de 21 anos, levou seu cãozinho para ser vacinado e considera a campanha incrível por garantir a saúde dos animais e proteção à população. “Muitos não tem condições de pagar um tratamento adequado para seus animais, e como nós, eles também precisam de diversos cuidados. A maneira pela qual a prefeitura anunciou essa campanha foi muito elaborada, tanto por meio de redes sociais, cartazes e carros de som. Tudo isso por terem uma estrutura capaz de suprir a demanda. Sem contar as pessoas capacitadas que se dividiram em diversos pontos de vacinação, visando a maior comodidade para os donos de seus animais”.

“Visando à garantia de proteção contra a enfermidade dos animais e da população, é essencial o compromisso com a vacinação dos animais. O resultado nos mostrou o sucesso da campanha, o quanto a equipe é preparada para atender a demanda e a população pela conscientização da importância da participação, todos estão de parabéns.” frisou o prefeito.