Home » Destaque » Campanha “Julho Amarelo” atende mais de 100 pessoas

Campanha “Julho Amarelo” atende mais de 100 pessoas

Campanha “Julho Amarelo” atende mais de 100 pessoas

A campanha “Julho Amarelo”, realizada pela Secretaria de Saúde nos dias 19 e 20, realizou 117 testes rápidos de Hepatite B e C. Foram atendidas 74 pessoas no terminal rodoviário e 43 pessoas na praça São Jorge, em George Oetterer. A ação foi promovida em referência ao “Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais”, que será celebrado no próximo dia 28.

Enquanto a Hepatite A está relacionada às condições precárias de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos, as Hepatites B e C podem ser transmitidas pelo contato com sangue, relação sexual desprotegida, utensílios de manicure/pedicure, ferramentas para fazer tatuagens e colocar piercings ou pelo compartilhamento de agulhas e seringas.

“Juntamente com os testes rápidos, orientamos a população sobre as formas de prevenção e tratamento da doença. E quem não participou nesses dois dias, pode procurar uma unidade de Saúde e realizar os testes também”, explicou o secretário de Saúde.

CENÁRIO – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus B e C em todo o mundo, número 10 vezes maior que o dos portadores do vírus HIV. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, milhões de pessoas são portadoras dos vírus B e C e não têm conhecimento. Com isso, além da possibilidade de a doença evoluir e causar danos irreversíveis ao fígado, há o risco de os infectados transmitirem a Hepatite a outras pessoas.

Scroll Up