Home » Notícias » Candidatos a Conselheiros Tutelares participam de capacitação 

Candidatos a Conselheiros Tutelares participam de capacitação 

Candidatos a Conselheiros Tutelares participam de capacitação 

Os candidatos puderam adquirir conhecimentos sobre o que de fato é ser um Conselheiro Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente – CMDCA em parceria com a Prefeitura de Iperó ofereceu nesta quarta-feira (10) uma capacitação para os inscritos que estão participando do processo de escolha de cinco Conselheiro(as) Tutelares e Suplentes do município para a gestão 2020-2024.

A capacitação, que era um dos requisitos do edital de inscrição, aconteceu na Fundação Pátria e por meio de palestra mostrou uma visão geral da importância das funções dos Conselheiros Tutelares junto à sociedade, além das políticas públicas que zelam para o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

A presidente do CMDCA, Alessandra Nunes, destacou sobre a importância da parceria do Conselho com a administração pública no desenvolvimento da capacitação, “mesmo sendo de responsabilidade do CMDCA conduzir o processo de escolha dos novos conselheiros é muito importante esse apoio que vem sendo dado pela Prefeitura, tanto com os recursos financeiros, como disponibilizando a equipe técnica durante todo o processo”.

“A capacitação é extremamente importante, muitas vezes quando toma posse, o Conselheiro Tutelar não sabe quais são os papéis de todos os atores do sistema na garantia de direitos. Ao investir em conhecimento, garantimos não só aos eleitos, mas a todos os candidatos estarem cientes de quais são os direitos das crianças e dos adolescentes e o papel que todo cidadão no geral tem de protegê-los” frisou o prefeito municipal.

Após essa etapa, os inscritos participarão ainda de quatro passos do processo – prova de conhecimentos, prova de informática, avaliação psicológica e por último a eleição, que acontecerá em todo o território nacional no dia 6 de outubro.