Home » Destaque » Carreta educativa da Sabesp visita Iperó

Carreta educativa da Sabesp visita Iperó

Carreta educativa da Sabesp visita Iperó

A carreta “Somos Água” esteve em Iperó na última quinta (24), onde ficou aberta à visitação em frente à Escola Municipal “Prof. Henory de Campos Góes”. O projeto educativo e itinerante da Sabesp ensina a importância da água e mostra o ciclo na natureza até chegar às torneiras. Centenas de alunos das escolas próximas e moradores visitaram o veículo ao longo do dia.

Quem passou pelo local teve a oportunidade de conhecer o processo de produção de água potável e também a coleta e tratamento de esgotos. Diversas informações sobre a importância do uso racional da água e da preservação do meio ambiente foram apresentadas para educar e conscientizar a população. A carreta já recebeu mais de 10 mil visitantes e percorreu vários municípios de São Paulo.

O espaço tem mais de 15 metros de comprimento e 6 metros de largura. Cinema “360 graus”, painéis de LED, jogos interativos, laboratório de análise de água e inúmeros recursos visuais e auditivos mostram o percurso da água até chegar às casas. O público que percorre o interior do veículo é guiado por monitores.

Wagner Alvarenga, coordenador da unidade móvel, explicou sobre o projeto. “Através dos recursos existentes na carreta buscamos passar uma forma diferente de pensar sobre a água. É um ambiente totalmente interativo e lúdico. O projeto nasceu focado nas crianças e adolescentes, mas toda a população pode visitar o espaço”, comentou.

Laura Dario Oliveira dos Santos e Beatriz Paula da Silva, ambas de 7 anos, são alunas da Escola Municipal “Dona Isaura Jamas Fogaça” e visitaram o projeto. “Foi legal. Aprendemos muito sobre a água, os cuidados que precisamos ter e também a importância de respeitar o meio ambiente”, disseram.

“É um projeto importante e contribui muito para a conscientização sobre o uso correto da água. Foi um sucesso de público e quem passou pelo local teve a oportunidade de aprender bastante”, destacou o prefeito.

Durante a visita guiada também são apresentados diversos tipos de fraudes encontradas na rede de água e os visitantes aprendem que o furto de água é crime. Denúncias podem ser feitas por qualquer cidadão através da Central de Atendimento 195, da Sabesp, ou no Disque-Denúncia (181) da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Scroll Up