Home » Notícias » Casa do Adolescente desenvolve atividades no Jardim Vitorino

Casa do Adolescente desenvolve atividades no Jardim Vitorino

Casa do Adolescente desenvolve atividades no Jardim Vitorino

Convivência e fortalecimento de vínculos, buscando a construção de valores éticos e morais. Esses são alguns dos objetivos da atuação da Casa do Adolescente (CDA), que desenvolve as atividades na Unidade Básica de Sáude (UBS) do Jardim Vitorino. Próxima de completar seu primeiro ano de criação, tem realizado diversas ações de interesse dos jovens, para que eles se sintam motivados a participar dos encontros.

De acordo com Susilei Pizzo, coordenadora da CDA, anteriormente a UBS do bairro desenvolvia um trabalho com as crianças. “Percebemos a necessidade de realizar atividades com o público infanto-juvenil, buscando preencher o tempo ocioso deles. Com isso, a ideia é oferecer um espaço para desenvolver atividades nas áreas de Saúde e Social, que eles gostem e se sintam bem. Iniciamos em agosto do ano passado e realizamos encontros semanalmente, sempre às sextas-feiras”, explicou.

A cada semana, uma atividade diferente é desenvolvida no espaço. Por ser um local próximo dos jovens, isso ajuda e facilita a participação. A faixa etária priorizada é entre 12 e 20 anos, com capacidade para atendimento de até 20 jovens.

Uma equipe formada por sete pessoas está à frente do projeto, que foi criado numa parceria entre as secretarias de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social. Já foram abordados diversos temas nos encontros, como a dengue, saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis, direitos e deveres, Estatuto da Criança e do Adolescente, técnicas de grafite e hip hop. Os próximos passos incluem o cultivo de uma horta, o incentivo à participação dos pais e debates sobre os conceitos de cidadania.

“Percebemos as mudanças nos jovens. Eles respeitam mais, vêm buscar orientações, querem saber das coisas e sentem falta quando não tem algum encontro. A Casa do Adolescente se tornou uma referência e isso é muito importante”, comentou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

O Sarau do Contra, realizado em Iperó no início de abril, teve participação ativa da Casa do Adolescente e o evento foi um sucesso, levando várias atrações para a Praça Cacilda Gonçalves Leite, no Jardim Vitorino. Agora a CDA segue se estruturando, visando uma melhora constante do atendimento oferecido. É a primeira unidade no município e visa desenvolver o protagonismo e as habilidades do público atendido.

Mais informações: UBS Jardim Vitorino (3266-1464)