Home » Destaque » Centro de Zoonoses será implantado em Iperó

Centro de Zoonoses será implantado em Iperó

Centro de Zoonoses será implantado em Iperó

A Prefeitura de Iperó firmou um acordo com o Ministério Público para a implantação de um Centro de Zoonoses no município, visando atender os animais abandonados. O prefeito assinou o acordo no último dia 25, que prevê também a criação de um Conselho de Promoção e Defesa dos Animais e de um Fundo de Bem Estar Animal e Saúde Pública.

O objetivo é desenvolver políticas públicas voltadas à proteção e à preservação da saúde animal e humana. Além disso, será implantado no município um programa de controle reprodutivo de cães e gatos e a promoção de medidas protetivas por meio de identificação, registro e esterilização cirúrgica, adoção e campanhas para conscientização pública.

“O Centro de Zoonoses é um compromisso da nossa administração e estamos empenhados em mais essa conquista para o município. O acordo com o Ministério Público, além da questão de responsabilidade com os animais, está diretamente relacionado à Saúde Pública”, comentou o prefeito.

O prazo de implantação do Centro de Zoonoses é de até 18 meses. A partir de 2013, quando a Prefeitura iniciou os mutirões de castração, 1.224 animais foram castrados em Iperó. Desde então, as castrações têm contribuído para reduzir a população de animais abandonados e prevenir zoonoses.