Home » Notícias » Ceriso inicia segunda fase do projeto de conteinerização

Ceriso inicia segunda fase do projeto de conteinerização

Ceriso inicia segunda fase do projeto de conteinerização

Ceriso inicia segunda fase do projeto de conteinerização
* Iperó e mais onze municípios serão contemplados

O Ceriso (Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê, composto por 29 municípios) por meio do seu presidente, Vanderlei Polizeli, deu início nesta quinta-feira (04) na segunda fase do projeto de conteinerização com o processo licitatória dos contêineres. O projeto foi apresentado e aprovado no ano passado e nesta fase Iperó e mais onze municípios devem ser contemplados.

A empresa vencedora da licitação foi a Contemar Ambiental, com o prazo estimado para início de distribuição e colocação dos contêineres em até 120 dias. A segunda fase do projeto terá um valor investido de R$ 6.032.670,00, revertidos em 3.733 contêineres de 1000 litros, 28 contêineres de 2500 litros, 11 dispositivos hidráulicos e 2 guindastes, distribuídos para as cidades participantes – Bofete, Cesário Lange, Cerquilho, Conchas, Ibiúna, Iperó, Laranjal Paulista, Pereiras, Piedade, Porangaba, Tietê e Votorantim. O município de Iperó será o maior recebedor de contêineres, sendo 736 para pontos espalhados por todos os bairros cidade.

O projeto garante aos municípios o armazenamento e a segregação os resíduos sólidos urbanos gerados pela população, adequando a coleta e minimizando a poluição difusa nos recursos hídricos presentes nos territórios dos municípios, dos quais pertencem à Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê. Os contêineres servirão como Ponto de Entrega Voluntária (PEVs) para os recicláveis e, com isso, a população terá maior flexibilidade de descarte do resíduo reciclável, além de preservar o estado físico dos materiais, que irão ter maior valor agregado no processo de triagem e comercialização.

A primeira fase do projeto de conteinerização aconteceu em fevereiro e contemplou os municípios de Tatuí, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Boituva e Capela do Alto. “Os municípios já contemplados têm apresentado importantes resultados. A nova distribuição aos municípios nessa segunda fase garantirá ainda mais benfeitorias ambientais que farão diferença a longo prazo. Parabenizo toda a equipe do Ceriso pelo empenho no avanço do projeto” destaca o presidente do Ceriso, Vanderlei Polizeli.