Home » Notícias » Cidade Limpa recolhe 85 toneladas de resíduos em Iperó

Cidade Limpa recolhe 85 toneladas de resíduos em Iperó

Cidade Limpa recolhe 85 toneladas de resíduos em Iperó

O projeto “Cidade Limpa”, que é uma parceria da Prefeitura de Iperó com a TV Tem, afiliada da rede Globo, encerrou suas atividades deste ano no último sábado (28). Após passar por todos os bairros do município durante duas semanas, o mutirão recolheu 85 toneladas de resíduos em quatro caminhões que percorreram por toda cidade.

A parceria entre a administração municipal e a emissora acontece anualmente e beneficia a população, entidades e associações de reciclagem com o descarte correto dos materiais. Com um bairro mais limpo, a população fica longe de doenças, enchentes e demais transtornos urbanos. 

O prefeito municipal, Vanderlei Polizeli, comentou sobre a ação, “agradeço a parceria da TV Tem e da equipe da Secretaria de Transportes e Serviços Municipais. Com essa iniciativa anual, podemos complementar nossos mutirões de limpeza que garantem nossos bairros mais limpos, com o descarte de lixo correto e longe de possíveis transtornos urbanos”. 

Iperó mais limpa e consciente 

Além das ações que fazem parte do cronograma de limpeza do município, Iperó se prepara para receber o projeto de conteinerização planejado pelo Ceriso – Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê. 

O projeto irá introduzir contentores plásticos e coleta mecanizada nos municípios participantes para armazenar e segregar os resíduos sólidos urbanos gerados pela população e assim, adequar a coleta e minimizar a poluição difusa nos recursos hídricos presentes nos territórios dos municípios, dos quais pertencem à Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê. Logo, a coleta seletiva através da utilização dos contentores se apresenta como uma iniciativa para reduzir a disposição e consequentemente, ampliar a via útil dos aterros sanitários que, atualmente, recebem os resíduos gerados e coletados pelo serviço terceirizado de recolhimento.

Os contêineres servirão como Ponto de Entrega Voluntária (PEVs) para os recicláveis e, com isso, a população terá maior flexibilidade de descarte do resíduo reciclável, além de preservar o estado físico dos materiais, que irão ter maior valor agregado no processo de triagem e comercialização.

 #IperóLimpa #ColetaConsciente 💚