Home » Notícias » Cine Solar visita Iperó

Cine Solar visita Iperó

Cine Solar visita Iperó

Pela primeira vez em Iperó, a unidade móvel do projeto “Cine Solar” foi instalada no Polo Cultural na última quarta (8). Cerca de 200 pessoas passaram para prestigiar. O equipamento é constituído por placas solares que possibilitam a exibição de filmes e apresentações artísticas através de um sistema conversor de energia solar para elétrica.

O Cine Solar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes e promove arte e sustentabilidade por meio de oficinas artísticas e lúdicas. As oficinas discutem os problemas de sustentabilidade da região e introduzem aspectos básicos da linguagem audiovisual a partir da ideia da produção de “vídeo de bolso”. Esse formato utiliza ferramentas digitais, portáteis e fáceis de manusear para a produção de vídeos.

No evento foram realizadas conversas sobre ações sustentáveis e levantamento de problemas locais. Também foram exibidos curta-metragens, sendo um produzido por alunos da Escola Municipal “Prof. Henory de Campos Góes”. A gravação e edição do curta-metragem dos alunos foi feita pela equipe do Cine Solar, que teve como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos jovens através da linguagem audiovisual.

A ideia da oficina foi trazer mais ferramentas para os jovens que já são realizadores de vídeo neste formato ”de bolso”, bem como, trabalhar a autoestima dos participantes que, pela primeira vez, contaram a sua história através da produção de um filme.

Foi exibido ainda o filme “O Palhaço”, que contou com a participação da ONG Trupalhaços apresentando uma resenha da transformação da identidade do palhaço, fazendo um paralelo com o filme e uma dinâmica com o público presente, junto com diversas atividades relacionadas a sustentabilidade e meio ambiente.

“A presença do Cine Solar e todas as atividades desenvolvidas, contribuíram para a expressão da arte, a conscientização da sustentabilidade e a valorização da cultura por meio do cinema, exibindo um filme nacional para destacar o cinema brasileiro num momento de lazer e cultura para a comunidade”, comentou a secretária de Educação, Cultura e Esportes.

Após as apresentações, o Cine Solar ficou em exposição no local, com exibição de monitores e infográficos explicando o funcionamento do carro e informando sobre os princípios básicos da energia solar.