Home » Notícias » Com mais médicos, cai tempo de espera por atendimento no PA

Com mais médicos, cai tempo de espera por atendimento no PA

Com mais médicos, cai tempo de espera por atendimento no PA

Desde o início de setembro, o Pronto Atendimento (PA) São Judas Tadeus passou a contar com mais três médicos. Com o investimento de R$ 1.868.000,00 por ano, o PA agora conta com dois profissionais por plantão (das 7h às 19h e das 19h às 7h, inclusive aos sábados, domingos e feriados), além de mais um médico de sobreaviso, caso um deles tenha que acompanhar um paciente em transferência para um hospital de retaguarda na região.

Em 2013, a Prefeitura já havia incluído mais um profissional para atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sendo que o atual reforço na equipe médica faz parte do conjunto de medidas realizadas pela Prefeitura para a ampliar o atendimento de emergência, diminuindo o tempo de espera e melhorando a qualidade da assistência aos cidadãos.

Com o término do contrato com a empresa anterior, a Prefeitura avaliou e constatou a necessidade de ampliar o número de médicos, principalmente, para que o PA não ficasse desassistido quando o profissional tivesse que acompanhar o paciente em transferência o que, consequentemente, aumentava o tempo de espera e de atendimento dos usuários.

“Nosso trabalho é para que o iperoense possa contar com serviço de qualidade, no tempo adequado, quando tiver que recorrer ao PA e a ampliação do número de médicos já está mostrando a evolução desse atendimento”, avalia o prefeito.

A dona de casa Maria da Conceição Souza Soares, aprovou as mudanças. “Está muito bom, da recepção ao médico, agora a gente não precisa mais procurar médicos de fora”, descreve. “Antes estava um pouco devagar, mas hoje já está mais rápido o atendimento”, relata Ivone de Fátima Alves.

Os funcionários também observam a diminuição do tempo de espera. “O tempo de espera reduziu significativamente”, comenta a técnica de enfermagem Rose Sanches. “Em situações de emergência sempre há um médico para atender, sem que seja necessário parar o fluxo normal”, completa a enfermeira responsável técnica Gilce Maria Vida.

Treinamento

Além da ampliação do número de médicos, o novo contrato de prestação de serviços inclui treinamentos para as equipes de enfermagem, principalmente, com foco no acolhimento do paciente, que é o primeiro atendimento que o doente recebe ao chegar no PA.