Home » Destaque » Conferência de Saúde reúne mais de 100 pessoas

Conferência de Saúde reúne mais de 100 pessoas

Conferência de Saúde reúne mais de 100 pessoas

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde realizaram na última sexta (4) a IV Conferência Municipal de Saúde. O encontro aconteceu na Câmara Municipal e reuniu cerca de 120 pessoas. Estiveram presentes o vice-prefeito, o presidente da Câmara, os secretários municipais de Saúde, Planejamento e Desenvolvimento e Educação, Cultura e Esportes. Também participaram as presidentes dos conselhos municipais de Saúde, de Assistência Social, do Idoso e da Criança e do Adolescente, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, os servidores da área da Saúde e a comunidade.

A Conferência teve como tema central o “Fortalecimento e Integralidade da Atenção Básica”. Íris Mendonça, do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba, apresentou a estrutura de Saúde no Estado e as diretrizes da Atenção Básica de Saúde. “A Saúde não é uma mercadoria. A Atenção Básica é de alta complexidade e baixa necessidade tecnológica. Ela deve ser a porta de entrada e também o retorno ao Sistema de Saúde”, explicou.

Quatro eixos foram debatidos durante o evento:
1 – Implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em todo o território do município como estratégia de fortalecimento da Atenção Básica;
2 – Participação efetiva da população através do Conselho Municipal de Saúde;
3 – Articulação de toda Rede de Atenção Básica para o atendimento dos portadores de demandas psicossociais;
4 – Fluxo da Atenção Básica para as demais esferas.

Os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho, um para cada eixo, e apresentaram diversas propostas. Ao todo foram aprovadas 20 propostas, sendo cinco por eixo. Essas propostas serão incluídas no Plano Municipal de Saúde Plurianual, com validade para o período de 2018 a 2021.

“A Conferência é o fórum máximo para as deliberações sobre as políticas de Saúde e a participação da comunidade é fundamental para, junto aos demais envolvidos, debater e propor ações que visam a melhora constante da Saúde no município”, comentou o secretário de Saúde.

“É muito importante esse diálogo com a sociedade e também com os funcionários, que são os responsáveis por colocar em prática todo o planejamento. A Conferência dará o caminho para os próximos quatro anos na área da Saúde e com certeza avançaremos bastante”, disse o vice-prefeito.

O prefeito destaca a importância da Conferência. “É o momento de se fazer os debates necessários sobre a Saúde local, para que as propostas estejam no planejamento para os próximos anos. O grande número de participantes no evento demonstra o interesse das pessoas na busca por melhorar cada vez mais a área da Saúde em Iperó”, explicou.

Não houve a eleição de delegados na Conferência, pois a etapa estadual ainda não foi marcada. Quando for agendada a Conferência Estadual, a Secretaria da Saúde realizará uma plenária juntamente com o Conselho Municipal de Saúde para a eleição dos representantes municipais.