Home » Notícias » CREAS realiza conscientização para combate ao abuso e exploração sexual

CREAS realiza conscientização para combate ao abuso e exploração sexual

CREAS realiza conscientização para combate ao abuso e exploração sexual

No último dia 18, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Iperó (CREAS) realizou uma ação de mobilização e conscientização através de duas faixas colocadas na avenida José Marques Penteado, com a frase “Faça bonito. Proteja as nossas crianças e adolescentes”.

O “Dia Nacional” foi instituído em 2000, através da Lei Federal nº 9.970, marcando a memória do “caso Araceli”. Em 18 de maio de 1973, com apenas 8 anos de idade, Araceli foi violentada e morta no Estado do Espírito Santo. De acordo com Organização Mundial da Saúde, violência sexual é qualquer tentativa ou ato sexual não desejado, mediante utilização de repressão, ameaça ou força física.

Em Iperó, o CREAS é o órgão da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social que acompanha os casos de violência sexual, desenvolvendo um trabalho que tem o objetivo de promover a função protetiva da família, a garantia dos direitos violados e os encaminhamentos necessários para a rede de serviços através do acompanhamento técnico direcionado aos envolvidos.

Devido à complexidade de situação como essas, é necessária que a atuação profissional seja intersetorial e interdisciplinar, envolvendo as áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança Pública, além de órgãos como o Conselho Tutelar e o CMDCA.

O CREAS está localizado na Praça Pedro Albieri, 85 (Centro).

Mais informações: 3266-3619