Home » Notícias » Datas comemorativas movimentam a rede de ensino

Datas comemorativas movimentam a rede de ensino

Datas comemorativas movimentam a rede de ensino

Na última semana, as escolas municipais, centros de educação infantil (CEI) e projetos educacionais realizaram atividades relacionadas ao “Dia do Índio”, “Tiradentes” e ao “Descobrimento do Brasil”. De forma dinâmica, todos os alunos participaram.

O “Dia do Índio” ou “Dia dos Povos Indígenas” foi criado em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas. É comemorado em 19 de Abril, pois lembra a data em que os delegados indígenas, representantes de várias etnias, se reuniram no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado em 1940.

O dia 21 de abril é dedicado à memória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que em 1792 foi condenado à forca e esquartejado por lutar pela independência do Brasil.

Já o dia 22 de abril marca a chegada dos portugueses à costa brasileira em 1500, quando tomaram posse do território e posteriormente iniciaram o processo de colonização do país.

“São datas importantes, presentes no calendário escolar, e por isso são feitas essas atividades com os alunos, visando o aprendizado e o entendimento da nossa História e cultura”, comentou a secretária de Educação, Cultura e Esportes.

“Transmitir o conhecimento aos alunos, sobre essas datas celebradas ao longo do ano, fará com que eles se interessem pela História e cultura do nosso país, além de buscarem o entendimento e o significado de cada uma dessas comemorações”, destacou o prefeito.

Scroll Up