Home » Destaque » Defesa Civil de Iperó participa de Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão

Defesa Civil de Iperó participa de Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão

Defesa Civil de Iperó participa de Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão

A equipe da Defesa Civil de Iperó participou, na última quarta-feira (10), da Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão (OPOV). Com o objetivo de investir em treinamento e preparação para a segurança da população e também da equipe, o treinamento abordou resgate em locais de alagamento e também sobre avaliação de locais com risco de deslizamento.

A capacitação foi ministrada pelo Coordenador Estadual da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros com as instruções técnicas (materiais de aparelhamento) e ainda por integrantes do IPT-Instituto de Pesquisas Tecnológicas e IPA-Instituto de Pesquisas Ambientais, onde abordaram as vistorias de campo. O treinamento aconteceu na cidade de Itapetininga, com a participação de 47 municípios da regional I-04.

Lindamaris Rodrigues, Coordenadora de Proteção e Defesa Civil, destacou a importância da capacitação para trazer mais segurança à cidade. “Participamos do treinamento prático relacionado aos devidos cuidados e utilização dos materiais que iremos receber na Ação de Aparelhamento, onde o município foi contemplado, através do programa do governo Estadual. Realizamos treinamentos de resgate com embarcação, técnicas de segurança para uso, manuseio, manutenção de motosserra e vistorias de campo com técnicos do IPT/IPA. Muito importante esse treinamento para que possamos estar capacitados a operacionalizar os equipamentos com técnica e segurança.”

A Proteção e Defesa Civil é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social. Em Iperó, a sede da Defesa Civil está localizada na antiga Estação Ferroviária, e atende pelo telefone ou whatsapp: (15) 99792-2007.