Home » Notícias » Defesa Civil de Iperó participa de oficina preparatória para período de estiagem

Defesa Civil de Iperó participa de oficina preparatória para período de estiagem

Defesa Civil de Iperó participa de oficina preparatória para período de estiagem

Integrantes de órgãos da Prefeitura de Iperó, em especial a Defesa Civil, marcaram presença na 11ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem da Região de Sorocaba, que aconteceu na cidade de Itapetininga, na Praça dos Três Poderes, na quinta-feira (16).

Os treinamentos são realizados em todo o Estado, em parceria com o Corpo de Bombeiros da PM/SP, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Instituto Geológico, Somar Meteorologia, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de SP e Polícia Militar Ambiental SP.

Na oficina, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil – CEDEC/SP abordou temas de interesse geral para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizarem as ferramentas existentes, como: legislação aplicada à proteção e defesa civil; elaboração de plano de contingência para o período de estiagem; critérios para decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal; entre outras.

Além de Iperó, participaram do evento outras 46 cidades da região de Sorocaba. “Foi de suma importância a participação dos membros da Defesa Civil no evento, sendo uma ação de integração com municípios vizinhos, para atuação em caso de eventos adversos, onde foi possível atualizar os conhecimentos e aprimorar as técnicas”, comentou o Gestor de Segurança Pública e Patrimonial José Daniel Machado.

As instituições convidadas falaram a respeito da “Operação Corta-Fogo” da Secretaria Estadual de Meio Ambiente; combate ao Aedes Aegypti no Estado pela SUCEN; fiscalização de queimadas e incêndios florestais pela Polícia Ambiental; interpretação de dados meteorológicos pela SOMAR Meteorologia; e formação regional de brigadistas pelo Corpo de Bombeiros, que ministrou aulas práticas de combate a incêndio em vegetação.

“A participação de Iperó nas Oficinas Preparatórias é essencial para o efetivo atendimento à população. Os treinamentos trazem conhecimentos práticos e teóricos, que garantem a capacitação dos Agentes de Defesa Civil e a formação de Brigadistas para atuar no combate ao princípio de incêndio em vegetação”, comentou Lindamaris Rodrigues, Coordenadora da Defesa Civil.

Além de Rodrigues, também participaram do treinamento o Secretário de Meio Rural, Ambiente e Turismo; o operador de máquinas da Serat, Rogério da Silva Fernandes; o GCM Marcelo Morais; o condutor e socorrista do SAMU, Ednelson Fernandes Marinho; e a Psicóloga do CREAS, Eliane Cristina Dias de Almeida.

CONSCIENTIZAÇÃO

Em conjunto com a Prefeitura, a Defesa Civil ainda reforça a necessidade de conscientização e participação de toda a população durante o período de estiagem, não ateando fogo em lixo acumulado em terreno baldio, quintais, mato, margens de rodovia, etc. Isso porque um pequeno foco de incêndio acaba se propagando e perdendo controle, o que pode causar graves consequências como acidente de trânsito, danos à fauna e flora, doenças respiratórias e malefícios irreparáveis ao meio ambiente.