Home » Notícias » Defesa Civil participa da apresentação do Plano Verão 2018 de Itupararanga

Defesa Civil participa da apresentação do Plano Verão 2018 de Itupararanga

Defesa Civil participa da apresentação do Plano Verão 2018 de Itupararanga

A Usina Hidrelétrica de Itupararanga sediou na última terça (31) a apresentação do Plano Verão 2018, realizada pela Votorantim Energia. O encontro reuniu cerca de 70 pessoas, entre órgãos públicos, instituições de ensino e sociedade civil organizada, para apresentar ações voltadas à chegada do verão. A coordenadora da Defesa Civil de Iperó, Lindamaris Rodrigues, e o Gestor de Segurança do município, José Daniel Machado, também participaram do evento.

Os participantes conheceram o Centro de Operação da Geração (COG), que controla e monitora a usina, e assistiram a uma palestra que desmistificou questões relacionadas ao reservatório (operando atualmente em 41,80%) e abordou as condições físicas da barragem. Entre os temas apresentados pelo coordenador do Plano de Ação de Emergência, Dejair Silva de Lima, estiveram a identificação e análise das possíveis situações de emergência, os procedimentos para a identificação e notificação de mau funcionamento, os procedimentos preventivos e corretivos a serem adotados em casos de emergência e as estratégias e meios de divulgação e alerta para as comunidades potencialmente afetadas em situações de emergência.

Ainda durante o encontro na Usina Hidrelétrica de Itupararanga, houve o destaque para a conscientização relacionada à busca da população por rios, represas e cachoeiras para se refrescar. A orientação é para que sejam redobrados os cuidados nesses locais. A Votorantim Energia alertou ainda sobre a Cachoeira Paradise, que está localizada em área privada e operacional da empresa, e pode sofrer alterações imprevistas no nível d’água. O local oferece riscos de acidentes para banhistas e por isso o uso do espaço é proibido.

Scroll Up