Home » Notícias » “Dia D” realiza mutirão na área urbana

“Dia D” realiza mutirão na área urbana

“Dia D” realiza mutirão na área urbana

No último sábado (13), foi realizado o “Dia D” de combate ao Aedes Aegypti em todo o Brasil. Em Iperó, a ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e Controle de Vetores contou com a atuação de 85 agentes entre servidores e voluntários, além do reforço de 45 fuzileiros navais de ARAMAR que levaram orientações aos munícipes. A ONG “Doutores Trupalhaços”, de humanização hospitalar, também participou das atividades, auxiliando na limpeza de terrenos e realizando a entrega de panfletos sobre os sintomas da dengue, chikungunya e zika vírus.

De acordo com o balanço da Secretaria de Saúde, ao longo do dia foram visitadas 875 residências e encontradas outras 660 fechadas. O mutirão vai percorrer todo o município até o fim de março. Nas três primeiras etapas, incluindo o “DIA D”, os agentes percorreram os bairros de George Oetterer, Vileta, Jardim Monções, Jardim Alvorada, região central, Vila Augusta, Jardim Santa Cruz e Jardim Joseli. Até o momento, mais de cinco toneladas de material foram recolhidas, sendo a maior parte objetos que poderiam se transformar em criadouros.

Desde o início do ano, o município registrou cinco casos de dengue. No ano passado, foram cerca de 2100. Os trabalhos de combate ao mosquito têm sido intensificados. Não houve nenhum caso de chikungunya e zika vírus. O inseto se prolifera em locais com água parada. Por isso, é essencial a eliminação de recipientes que acumulam água.

“A dedicação de todos tem sido muito importante. Precisamos continuar engajados no combate ao mosquito e permitir a visita dos agentes de saúde às residências. Não podemos parar o trabalho que vem sendo realizado”, explica o prefeito.

No próximo sábado, o mutirão continua na área urbana e vai percorrer a região central e os bairros localizados no lado esquerdo das avenidas José Marques Penteado e Paulo Antunes Moreira (sentido Tatuí/Sorocaba).