Home » Notícias » “Dia Nacional” intensifica combate ao mosquito

“Dia Nacional” intensifica combate ao mosquito

“Dia Nacional” intensifica combate ao mosquito

No próximo sábado (13), será realizado o Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti. Em São Paulo, essa ação será integrada à terceira etapa do mutirão estadual contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. No município, a ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e Controle de Vetores contará com o reforço de 80 fuzileiros navais de ARAMAR nesse dia. Serão percorridas as residências da região central, Vila Augusta, Jardim Santa Cruz e Jardim Joseli, no período das 7h às 16h.

Todas as secretarias municipais estão envolvidas e a ação vai percorrer todo o município até o fim de março. Nos dois primeiros fins de semana do mutirão, os agentes percorreram os bairros de George Oetterer, Vileta, Jardim Monções e Jardim Alvorada. De acordo com a Secretaria de Saúde, nessas etapas foram recolhidos 4900 kg de material, sendo a maior parte recipientes que poderiam se transformar em criadouros.

O último caso de dengue no município foi confirmado em dezembro. Desde então, os trabalhos de combate ao mosquito se intensificaram. Não houve nenhum caso de chikungunya e zika vírus. Como o inseto se prolifera em locais com água parada, é essencial a eliminação de recipientes que ficam expostos à chuva, além de tampar corretamente as caixas d’água e piscinas.

“O envolvimento de toda a comunidade é muito importante. É preciso que a população continue engajada no combate ao mosquito e permita a visita dos agentes de saúde. O Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti vem reforçar o trabalho realizado pela Prefeitura. Não podemos parar, pois o mosquito não descansa “, explica o prefeito.

Arte Dengue