Home » Campanhas » Doações para Fundos Municipais de Iperó podem ser abatidas no Imposto de Renda

Doações para Fundos Municipais de Iperó podem ser abatidas no Imposto de Renda

Doações para Fundos Municipais de Iperó podem ser abatidas no Imposto de Renda

O Imposto de Renda 2019 começa a ser entregue no próximo dia 7, referente aos ganhos de 2018. Com isso, os contribuintes que desejam efetuar doações para Fundos da Criança e do Adolescente e dos Idosos, poderão abater no Imposto de Renda deste ano.

As regras para doação são simples: pessoas físicas podem doar o percentual de até 6% se a doação ocorrer até 31 de dezembro do ano anterior ao da declaração e 1% para pessoa jurídica, se for tributada pelo lucro real. Caso o interessado ainda não tenha efetuado a doação, ainda é possível aproveitar o abatimento no IR, já que as doações também pode ocorrer no ano da declaração. A diferença é que o contribuinte poderá abater apenas 3% do valor devido.

“Tire da boca do Leão e faça uma boa ação”

De acordo com a Pesquisa Doação Brasil, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), apenas 2% do potencial de contribuição das pessoas física realizam doações. Além das doações por meio do IR, os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Idoso poderão receber doações durante todo o ano, por meio de conta bancária específicas.

As doações para os Fundos Municipais fazem parte de uma conquista recente dos Conselhos Municipais atuantes em nosso município. Os Fundos têm a responsabilidade de financiar ações e programas voltados aos trabalhos junto às crianças, adolescentes e idosos com o objetivo de assegurar os direitos, melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão na sociedade. Os recursos dos conselhos, atualmente, vêm da Prefeitura de Iperó por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que é quem financia as atividades desenvolvidas.

As doações tanto da pessoa física, quanto da jurídica, poderão proporcionar maior abrangência na execução dos projetos e ações. “Contamos com a sensibilidade do cidadão que tem a oportunidade de destinar parte do imposto devido para apoiar a causa dos direitos das nossas crianças e adolescentes.” comenta a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Alessandra Nunes. A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Luiza Mendes, também frisou sobre a importância da doação. “Temos diversas ações sendo programas com os membros do Conselho que essas doações poderão contribuir bastante”.

“Dentro dos Fundos Municipais existem diversas ações de extrema importância para as crianças, adolescentes e idosos. As doações irão proporcionar ainda mais recursos para que os projetos e ações em execução continuem crescendo” destacou o prefeito.

Destinações

As destinações devem ser feitas por meio de depósitos, identificado com nome, CPF ou CNPJ do doador.

Dados dos Fundos Municipais:

– Fundo Municipal dos Direitos do Idoso de Iperó – CNPJ: 30.183.557/0001-76 – Agência: Banco do Brasil – 4567-5 – C.C 15.960-3

– Fundo Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente – CNPJ: 18.966.037/0001-34 – Agência: Banco do Brasil – 4567-5 – C.C 88.000-0

Para mais informações e orientações, entre em contato pelo telefone 3459-9999 ramal 245 ou diretamente na Prefeitura de Iperó.