Home » Notícias » Documento beneficia pessoas com deficiência

Documento beneficia pessoas com deficiência

Documento beneficia pessoas com deficiência

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), em parceria com a Prefeitura de Iperó através da Secretaria de Saúde, iniciou o recadastramento da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (CIPES) na última quarta (24). A EMTU é a responsável pela emissão das credenciais do transporte especial na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e deve conceder sete mil carteiras em toda a região.

A CIPES é direcionada às pessoas com deficiência (inclusive menores de 16 anos) que utilizam as linhas de ônibus intermunicipais, cuja gravidade comprometa a capacidade de trabalho. De acordo com o coordenador da EMTU, Jansen Santiago, o objetivo desse serviço é a inclusão social. “Além de permitir que as pessoas tenham condições de ir aos tratamentos clínicos, este benefício permite a inclusão e possibilita o percurso entre todas as cidades da Região Metropolitana de Sorocaba”, explicou.

Sérgio Ribeiro dos Santos falou sobre a importância do documento. “Vim fazer o meu recadastramento para evitar problemas com o transporte. Esta é uma ação para melhorar a nossa locomoção e a renovação do documento é muito importante”, disse.

“É um documento que tem grande relevância para os munícipes com deficiência. Por isso, atuamos em conjunto com a EMTU para realizar todo o processo aqui no município e agilizar a confecção das carteiras, para que todos continuem com os benefícios”, comentou o prefeito.

Para realizar o recadastramento é preciso apresentar os documentos pessoais, comprovante de endereço e, caso tenha direito a um acompanhante, é preciso apresentar as informações dessa pessoa também. A carteira permite cadastrar até dois acompanhantes.

Mais informações: 3266-2137 ou 3266-1201.