Home » Destaque » Educação alimentar é tema de palestras

Educação alimentar é tema de palestras

Educação alimentar é tema de palestras

Entre os dias 15 e 17, uma equipe de nutricionistas do município percorreu as escolas municipais “Dra. Neide Fogaça de Lima”, “Professora Pedrina de Campos Pedrozo Rosa”, “Marinheiro Mariz e Barros” e “Visconde de Porto Seguro” e apresentou palestras para instruir os pais dos alunos sobre os problemas da má alimentação, obesidade infantil e a importância da alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida.

As palestras fizeram parte das ações do “Horta Educativa”, que foi iniciado nessas escolas. O programa é promovido pelo Fundo Social do Estado em parceria com o Fundo Social de Iperó e as secretarias de Educação e Meio Rural, Ambiente e Turismo (SERAT). Os pais dos alunos participantes receberam kits com cadernos, apostilas, equipamentos para o plantio e sementes.

Lilian Cóvos, nutricionista, disse que a receptividade dos pais foi muito importante. “O assunto é de extrema importância e cuidar da alimentação dos nossos filhos garante um crescimento saudável e evita doenças”, comentou.

As escolas também receberão os pneus confeccionados pela SERAT na forma de “minions”, para instalar nas hortas. As atividades de cultivo são realizadas pelos alunos em conjunto com os professores. Os canteiros receberão adubação orgânica, além de outros materiais reutilizáveis.

“As crianças precisam desse contato com as hortaliças e plantas em geral, pois assim compreendem todo o processo, desde a germinação das sementes. A forma com a qual as escolas vêm trabalhando com as crianças, incluindo essa aproximação com os pais, tem papel fundamental para o desenvolvimento desse trabalho”, explicou o prefeito.