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Educação conclui a formação do PNAIC

Educação conclui a formação do PNAIC

Finalizou neste mês a formação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) direcionada aos professores de Educação Infantil (Fase I e Fase II) e Ensino Fundamental I (1º a 3º anos). Iniciada em novembro do ano passado, a formação foi realizada ao longo de 100 horas e capacitou 38 professores e nove coordenadores de Educação Infantil (861 alunos atendidos), além de 63 professores e nove coordenadores do Ensino Fundamental I (1485 alunos atendidos). A certificação será validada pela UFSCar.

O objetivo do PNAIC é diminuir os índices de analfabetismo no país. O PNAIC faz parte de um compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos, ao fim do terceiro ano do Ensino Fundamental.

Entre os principais temas abordados estiveram o direito de a criança ser alfabetizada e o foco nos estudantes da pré-escola e Ensino Fundamental. De acordo com a coordenadora do PNAIC em Iperó, Edirlene Teresinha Ferriello, durante a capacitação também foi apresentada a visão de futuro do PNAIC aos educadores. “Abordamos a sustentabilidade da gestão nas escolas e nas redes públicas, a autonomia dos educadores para resolver os desafios da sala de aula e a busca pelo seu desenvolvimento profissional, o envolvimento das instituições formadoras com as escolas da rede pública, o comprometimento com os direitos de aprendizagem das crianças e a compreensão da alfabetização como a base para a equidade, a inclusão e a igualdade de oportunidades educativas”, explicou.

Além de Edirlene Ferriello, participaram como formadoras do Ensino Fundamental as professoras Ivani Silva Rodrigues dos Santos, Sueli Rosalina Dias e Vera Lúcia Merbach Vila Keppler. Como formadora da Educação Infantil participou a professora Celma Aparecida dos Santos.

“A capacitação do PNAIC é de grande importância e pudemos focar a melhora da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática nos anos iniciais, a garantia da alfabetização até o fim do terceiro ano do Ensino Fundamental, a redução da distorção idade-série na Educação Básica, a melhora nos índices do IDEB e o aperfeiçoamento dos professores em suas práticas diárias”, comentou a secretária de Educação, Cultura e Esportes.

O material disponível para professores e alunos é formado pela Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil (Educação Infantil) e pelos livros do Programa Ler e Escrever e Educação Matemática nos Anos Iniciais (Ensino Fundamental). Desde que foi instituído, em 2013, o PNAIC já formou mais de 58 mil orientadores de estudos e mais de um milhão de professores alfabetizadores em todo o Brasil.

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