Home » Notícias » Educação infantil comemora o “Dia do Índio”

Educação infantil comemora o “Dia do Índio”

Educação infantil comemora o “Dia do Índio”

Os centros de educação infantil (CEI) Alexis Soares Nacif, João Marques Penteado, Professora Therezinha de Jesus Campos Cristino e Victoria Guazzelli Bertollacini, estão comemorando o “Dia do Índio” junto com os alunos. De forma dinâmica e bastante divertida, cada unidade tem conquistado as crianças através das atividades realizadas.

O CEI “Therezinha” antecipou as comemorações para a última sexta (15). Nesta terça, “Dia do Índio”, é a vez do CEI “João Marques”. Amanhã, a festa com as crianças ficará por conta dos CEI’s “Victoria” e “Alexis”.

“A cada 15 dias temos uma integração com as crianças. Como essa programação faz parte do nosso calendário, antecipamos a comemoração e no fim do mês vamos festejar os aniversariantes”, disse Josiane Graciano, coordenadora do CEI “Therezinha”.

A secretária de Educação explica que o “Dia do Índio” faz parte do calendário escolar nacional. “É uma data especial que tem o objetivo de valorizar o índio e o seu papel em nossa história e cultura. Nossos educadores se preparam para garantir esses valores às crianças”, explicou.

“O resgate é importantíssimo. As crianças precisam desse contato, mesmo que de forma indireta, para entender a riqueza cultural que os indígenas nos deixaram. Diversos aspectos estão presentes até hoje no nosso dia-a-dia, como por exemplo através de palavras ou comidas típicas”, comentou o prefeito.

Dia do Índio (Dia dos Povos Indígenas): foi criado em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-lei 5.540. É comemorado em 19 de Abril, pois remete ao dia em que os delegados indígenas, representantes de várias etnias, se reuniram no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado em 1940.